Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

20 filmes infantis para assistir nas férias escolares

Listamos 20 filmes infantis para assistir nas férias escolares. Os filmes ajudam as crianças a desenvolverem a imaginação e a criatividade enquanto descansam dos estudos.

Crianças assistindo a filmes.
Assistir a filmes infantis nas férias escolares ajuda a estimular a imaginação das crianças.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Assistir a filmes infantis nas férias escolares é uma ótima opção para as crianças descansarem e se divertirem durante esse período. As produções podem ser vistas tanto no cinema quanto em casa, pela televisão ou na tela do computador, nas plataformas de streaming.

Para especialistas em educação, quando as crianças assistem a filmes infantis, elas são estimuladas a desenvolverem a imaginação e a criatividade. Alguns longas-metragens também podem ensinar valores importantes aos pequenos, como empatia, colaboração e solidariedade. É importante verificar a classificação indicativa dos filmes para evitar a exposição das crianças a conteúdos inadequados.

Consultamos alguns especialistas em educação para falar sobre o tema e dar dicas de filmes para as crianças assistirem durante as férias.

Leia também: Como funcionam as colônias de férias

Tópicos deste artigo

Importância dos filmes infantis

Os filmes infantis são especialmente projetados para atender às necessidades emocionais e cognitivas das crianças, proporcionando entretenimento educativo. Essa é a opinião de Anderson Leal, especialista em Psicologia Positiva e do Desenvolvimento e consultor pedagógico da Conquista Solução Educacional.

O profissional explica que os filmes infantis oferecem uma forma divertida das crianças aprenderem sobre o mundo ao redor, estimulando o desenvolvimento da linguagem: “Essas produções contribuem significativamente para o crescimento saudável e a formação de valores nas crianças”.

Os filmes infantis podem ter formato de desenhos ou de filmes tradicionais, ter crianças ou adultos como atores. Geralmente as produções voltadas ao público infantil contam com visual colorido, músicas, danças e animações.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ana Claudia Crivellaro, orientadora educacional, ressalta que, embora os desenhos sejam mais atrativos pelo visual, o importante é aproveitar as mensagens que os filmes passam, pois elas são relevantes para desenvolvimento cognitivo da criança:

Os filmes contribuem significativamente para o enriquecimento do intelecto das crianças, pois permitem que elas aprendam a ouvir, a aumentar o vocabulário, distinguir as palavras usadas, comunicar sobre as várias situações vividas pelos personagens, dialogar sobre os filmes e relacionar vivências familiares.

- Ana Claudia Crivellaro, coordenadora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental anos iniciais do Colégio Rio Branco,

Veja também: Afinal, quanto custam algumas programações das férias escolares?

Filmes infantis nas férias escolares

As crianças podem assistir a filmes nas férias como forma de entretenimento e diversão, é o que afirma a coordenadora pedagógica Maria Carolina Maldonado. Além disso, para a profissional, os filmes geralmente abordam temas do cotidiano das crianças, de suas próprias vivências e aprendizados:

Reservar um tempo nas férias para conferir algumas produções audiovisuais infantis é uma boa opção de divertimento e aprendizagem para as crianças, além de ser uma ótima maneira de passar mais tempo em família.

- Maria Carolina Maldonado, coordenadora pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Colégio Etapa Vila Mascote.

Patrick Quadros, coordenador pedagógico do Poliedro Colégio, sugere que os filmes infantis para as férias das crianças envolvam franquias clássicas, tais como Toy Story e Shrek. Assim, os pequenos podem aproveitar as férias para maratonar as produções. Outros filmes infantis sugeridos para as férias, de acordo com o coordenador, são aqueles que retratam histórias clássicas do mundo infantil de maneira simples e educativa. O Rei Leão, Os três porquinhos e O mágico de Oz são alguns exemplos.

Lista de 20 filmes infantis para assistir nas férias

Confira abaixo as dicas dos especialistas e a opinião deles sobre os valores presentes em cada filme.

1. Toy Story

Personagens de Toy Story, um filme infantil para assistir nas férias escolares.
Toy Story é uma franquia de filmes infantis muito recomendada por especialistas.[1]

A história “explora temas como amizade, aventura e companheirismo”, segundo Patrick Colman. A franquia de filmes Toy Story está disponível na plataforma Disney +.

2. Shrek

Fiona e Shrek, personagens de Shrek, um filme infantil para assistir nas férias escolares.
A franquia de filmes Shrek é uma opção para assistir nas férias.[2]

O longa-metragem Shrek apresenta uma abordagem única dos contos de fadas, retrata uma comédia animada e divertida e ensina valores únicos para o público infantil, na opinião de Colman. A franquia está disponível na maioria das plataformas de streaming.

3. Trolls

O filme Trolls é conhecido por suas músicas envolventes e pelos personagens carismáticos. Também pode ser visto na maioria das plataformas de streaming.

4. O Rei Leão

É um filme clássico que fala sobre ciclos, responsabilidade, perdão e coragem. O Rei Leão está disponível no YouTube.

5. Os três porquinhos

A produção fala sobre promover amizade e ter empatia e resiliência. O filme Os três porquinhos também está disponível no YouTube.

6. O Mágico de Oz

É um filme antigo e muito influente, que conta com mensagens sempre atuais, como amizade e colaboração. O mágico de Oz também pode ser assistido na maioria das plataformas de streaming.

7. A fantástica fábrica de chocolate

Willy Wonka, personagem de A Fantástica Fábrica de Chocolates, um filme infantil para assistir nas férias escolares.
A produção mais recente de A Fantástica Fábrica de Chocolates foi lançada no cinema em 2023.[3]

Ana Cláudia observa que A Fantástica Fábrica de Chocolates é um filme antigo. Entretanto, na opinião da orientadora educacional, na produção lançada em 2023, encontramos uma versão mais moderna da história, que apresenta a importância do respeito e da confiança que estabelecemos nas relações. A versão mais recente está em cartaz nos cinemas, em 2023; a Amazon Prime disponibiliza outras versões anteriores do filme.

8. Procurando Nemo

Dory, personagem do filme Procurando Nemo, um filme infantil para assistir nas férias escolares.
Dory, personagem do filme Procurando Nemo, também faz sucesso entre as crianças. [4]

Procurando Nemo pode ser visto na plataforma Disney +. De acordo com Ana Cláudia, o filme “traz a importância de ouvir nossos pais, respeitar as diferenças e as limitações de cada um”.

9. Wall-E

O filme Wall-E, que também pode ser encontrado na plataforma Disney +, “desperta a consciência para a preservação do nosso planeta e o valor da amizade”, na opinião da orientadora.

10. Turma da Mônica

Tanto o filme quanto o desenho representam um clássico das histórias em quadrinhos do autor brasileiro Maurício de Souza, e não podem ficar de fora da lista de filmes recomendados para as crianças. Para Ana Cláudia, as obras desse escritor retratam o valor da amizade e do respeito ao próximo. O filme Turma da Mônica está disponível na plataforma Amazon Prime.

11. Sítio do Picapau Amarelo

Ana Cláudia também reforça a importância dessa obra de Monteiro Lobato, que marcou gerações e que, segundo ela, vale a pena apresentar às crianças: “Os episódios retratam o nosso folclore e despertam nossa imaginação”. O filme está disponível na plataforma Globoplay. Para saber mais detalhes sobre a obra de Monteiro Lobato, clique aqui.

12. Soul

O filme da Pixar conta a história de um professor de jazz que encontra um sentido para a sua vida. Soul está disponível na plataforma Disney +.

13. Lucca

A produção Lucca conta a história de um menino e seu melhor amigo. O filme reforça a importância da amizade e pode ser visto na plataforma Disney +.

14. Divertidamente

O filme Divertidamentepromove valores positivos, desenvolvendo a imaginação e incentivando a empatia”, afirma o especialista em psicologia e desenvolvimento positivo, Anderson Leal. Divertidamente está disponível na plataforma Disney +.

15. Elementos

O filme é educativo por mostrar os quatro elementos (ar, terra, fogo e água) e também falar sobre emoções. Também pode ser encontrado na Disney +.

16. Raya e o último dragão

A produção, que também está disponível na Disney +, aborda temas importantes para as crianças, como o trabalho em equipe e o perdão.

17. Aladdin

Esse é outro filme infantil clássico que fala sobre a importância da honestidade e da autoconfiança. O filme Aladdin está disponível na plataforma Disney +.

18. Bee Movie – A história de uma abelha

“O filme trata de uma temática que hoje é uma grande preocupação ambiental: a diminuição do número de abelhas no planeta e o impacto disso na polinização das flores”, revela a coordenadora pedagógica Maria Carolina Maldonado.

19. Ron Bugado

Para Maria Carolina, o filme é uma boa pedida para que as crianças reflitam sobre amizade, principalmente em tempos em que o digital predomina. Na animação, as crianças podem aprender mais sobre a importância do respeito e da empatia. O filme Ron Bugado está disponível na Disney +.

20. Sing – Quem canta seus males espanta

Cartaz do filme Sing, um filme infantil para assistir nas férias escolares.
O filme Sing destaca a importância da união em prol de um objetivo comum.[5]

O filme mostra a necessidade da união para se conseguir algo. “Outro ponto importante que devemos destacar no filme é a necessidade de acreditarmos em nós mesmos para conquistarmos algo”, destaca Maria Carolina Maldonado. O filme Sing está disponível na Netflix e na Amazon Prime.

Filmes infantis são tão importantes quanto os livros?

De acordo com Ana Claudia Crivellaro, os filmes infantis são ferramentas tão fundamentais quanto os livros.

Os filmes e desenhos infantis, assim como os livros, contribuem para a formação do imaginário e da criatividade das crianças, pois estão repletos de cores, cenários e personagens que traduzirão conhecimento, quando utilizados da forma correta.

- Ana Claudia Crivellaro, orientadora educacional da Educação Infantil e do Ensino Fundamental anos iniciais do Colégio Rio Branco

A orientadora educacional ressalta que os filmes infantis, assim como os livros, sempre trazem conceitos e exemplos importantes sobre sentimentos que favorecerão o desenvolvimento das habilidades não cognitivas, tão importantes nos dias de hoje para a saúde mental das crianças.

Saiba mais: O que ler nas férias?

Benefícios dos filmes infantis para as crianças

Assistir a filmes infantis, nas férias ou em momentos de descanso, oferece vários benefícios para as crianças. Veja abaixo alguns deles:

  • Auxilia no enriquecimento do intelecto das crianças;

  • Aumenta o vocabulário;

  • Ajuda a diferenciar as palavras utilizadas;

  • Comunica sobre as várias situações vividas pelos personagens;

  • Favorece o diálogo e ajuda a relacionar vivências familiares;

  • Cria espaços de discussão e reflexão.

Classificação dos filmes infantis

Cabe à família ficar atenta à escolha do que os pequenos assistirão e também a responsabilidade de verificar a classificação indicativa de cada produção: “Antes de a criança começar a assistir a um filme, os pais precisam verificar as orientações quanto ao conteúdo do filme e a faixa etária, evitando, assim, surpresas quanto aos conteúdos inadequados como cenas de violência, consumo de drogas ilícitas e temas de cunho sexual”, é o que recomenda Ana Claudia Crivellaro.

Créditos das imagens

[1] Krikkiat/ Shutterstock

[2] Anton_Ivanov/ Shutterstock

[3] Sarunyu/ Shutterstock

[4] Morumotto/ Shutterstock

[5] Faiz Zaki/ Shutterstock

Escritor do artigo
Escrito por: Silvia Tancredi Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

TANCREDI, Silvia. "20 filmes infantis para assistir nas férias escolares"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/dia-das-criancas/filmes-infantis.htm. Acesso em 23 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


Colônia de Férias

Já participou alguma vez de uma colônia de férias? Não? Então aproveite esse momento e divirta-se!
Férias escolares

Cursos de férias

Clique aqui e saiba o que são os cursos de férias. Entenda como eles funcionam e conheça algumas opções.
Férias escolares

Dicas de livros para ler nas férias

Conheça vários livros para ler nas férias escolares! A leitura é uma forma de aprender divertindo-se e estimulando a imaginação e a criatividade.
Férias escolares

Filmes para assistir nas férias escolares

Clique no link e acesse uma lista de filmes para assistir nas férias escolares. Veja as sugestões de filmes relacionados com quatro áreas do conhecimento.
Férias escolares

Férias Escolares – Quanto Custam?

Confira o que fazer e quanto custam passeios durante as férias escolares de crianças e adolescentes.
Educação

Férias escolares

Clique aqui e descubra quais são os benefícios e a importância das férias escolares. Saiba quando elas acontecem no Brasil e no mundo.
Férias escolares

História em quadrinhos

Entenda quais são as principais características das histórias em quadrinhos e aprenda como fazer um quadrinho a partir de uma narrativa.
Redação

Ler Durante as Férias

Enriqueça seu vocabulário de maneira divertida e empolgante. Escolha uma boa história e aproveite.
Férias escolares

Opções de lazer para quem não vai viajar

Vai ficar em casa? Saiba como tornar suas férias super legais mesmo assim com nossas sugestões de lazer!
Férias escolares

Visita a museus

Confira as vantagens de visitar museus e monumentos históricos!
Férias escolares