Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Dicas de Presentes

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Lembrar do dia da criança já é sinônimo de presente. Isso segundo a promoção realizada pela Estrela, junto com a Johnson & Johnson, em 1960, a fim de superar suas metas de vendas e tentar fazer da data um referencial no Brasil, como já era em outros países do mundo.

É importante que nesta data os presentes sejam dados de acordo com o gosto e o interesse da criança, bem como a sua idade.
Os pais podem sondar quais os desejos dos filhos, observá-los diante de comerciais de TV, sentindo por quais deles a criança manifesta grande interesse, ou mesmo através de uma boa conversa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assim, damos aqui algumas dicas de presentes que podem ir ou não de encontro ao que procuram, mas alguns de grande qualidade e que auxiliam na educação e desenvolvimento dos pequenos.

Crianças brincando livremente
Crianças brincando livremente

- Quebra-cabeça: Nesses jogos a criança vai ter contato com pequenas peças de encaixe, que estimulam muito a atenção e a concentração. É um ótimo brinquedo para as crianças mais agitadas que, a princípio, poderão precisar da ajuda de um adulto para montá-los.

- Carrinhos diversos: com eles as crianças brincam livremente, porém levam para o imaginário atitudes que percebem nos pais, como respeitar as leis de trânsito ou não.

- Bonecas diversas: brincar de boneca é uma atividade que remete a criança para o mundo imaginário, onde essa faz referências ao seu mundo real. Adoram montar as casinhas, com o uso de outros utensílios domésticos, a fim de imitar atitudes que presenciam em seu cotidiano, sendo das mães ou babás.

- Jogos diversos: os jogos são ótimos, pois servem de momento de integração para a família, uma vez que a criança não irá brincar sozinha.

- Jogos de construção: também são excelentes para estimular a atenção e a concentração, bem como a criatividade dos pequenos que, se acompanhados dos pais, passam horas sentados e envolvidos com os mesmos.

- Bicicleta: esse presente só é interessante se a criança tiver meios para utilizá-lo. Se a família morar em um apartamento, será necessário que alguém leve a mesma para passear e, assim, é necessário que decidam antes se haverá essa possibilidade.

- Patins e Skate: são recomendados para crianças maiores, devido às destrezas motoras que exigem para serem usados. Os pais devem estar de comum acordo, pois estes presentes podem ocasionar acidentes mais graves.

- Brinquedos educativos: como o próprio nome já diz, esses brinquedos têm uma função mais direcionada. Porém é preciso ver se há interesse da criança pelos mesmos, pois se perceberem a intenção educativa dos pais poderão achá-los chatos.

- Brinquedos de play ground: estes são adequados para quem mora em casa ou que tenham uma varanda grande no apartamento. É importante que os pais olhem a adequação dos mesmos à idade de seus filhos.

 

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

Escritor do artigo
Escrito por: Jussara de Barros Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

BARROS, Jussara de. "Dicas de Presentes"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/dia-das-criancas/dicas-de-presentes.htm. Acesso em 16 de abril de 2024.

De estudante para estudante