Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Tricomas

Os tricomas são estruturas encontradas na epiderme vegetal que podem ou não produzir substâncias.

Observe a folha rica em tricomas, estruturas semelhantes a pelos
Observe a folha rica em tricomas, estruturas semelhantes a pelos
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Algumas plantas possuem estruturas semelhantes a pelos, denominadas de tricomas, na sua epiderme. Esses pelos, que podem ser formados por uma ou mais células, atuam de diferentes formas, mas, na maioria das vezes, promovem a proteção do vegetal.

Classificação dos tricomas

Os tricomas, de acordo com a sua estrutura, são classificados basicamente em três grandes grupos. São eles:

- Tricomas tectores: não produzem nenhuma secreção. Podem ser formados por apenas uma célula ou por várias células, sendo, nesse último caso, ramificados ou não. Ocorrem em diversas plantas, como o “falso-boldo”.

- Tricomas glandulares: secretam substâncias que atuarão de diferentes formas, como no afastamento de herbívoros. Esses tricomas são formados, normalmente, por um pedúnculo e uma cabeça, que é a porção secretora do tricoma. Podemos encontrar tricomas glandulares em plantas carnívoras, como a Drosera intermedia.

- Tricomas mistos: possuem uma porção secretora e outra tectora. Esses tricomas ocorrem, por exemplo, em Lavandula pedunculata.

Funções dos tricomas

Os tricomas exercem um papel extremamente importante para o vegetal, principalmente no que diz respeito à defesa. Os tricomas glandulares, por exemplo, eliminam substâncias repelentes ou que provocam irritação, evitando, assim, a herbivoria. Os tricomas tectores, por sua vez, realizam uma barreira mecânica contra os insetos, impedindo seu deslocamento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A defesa contra herbivoria não é o único papel protetor dos tricomas, pois eles atuam ainda reduzindo a perda de água e refletindo a luz solar. Graças a essa capacidade, muitas plantas que vivem em ambientes secos possuem folhas com tricomas em grande quantidade.

Vale frisar que a garantia de proteção não é a única função dos tricomas, haja vista que eles atuam ainda na reprodução e na “captura de alimento”. Os tricomas glandulares podem produzir substâncias aromáticas que atraem os polinizadores, garantindo a fecundação. Além disso, tricomas glandulares são encontrados em plantas carnívoras, nas quais produzem substâncias viscosas que aprisionam alguns organismos e possuem enzimas que ajudam na digestão dos seres aprisionados.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Tricomas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/tricomas.htm. Acesso em 24 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

Na epiderme de algumas plantas, é possível observar estruturas de formatos variados chamadas de tricomas. As principais funções dos tricomas estão descritas abaixo, entretanto, uma alternativa não condiz com uma função que possa ser atribuída a eles. Identifique e marque a alternativa que não corresponde a um papel dos tricomas:

a) Sintetizam substâncias que evitam a herbivoria.

b) Promovem uma barreira mecânica contra os insetos.

c) Permitem as trocas gasosas.

d) Reduzem perda de água.

e) Refletem a luz solar.

Exercício 2

Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica o nome de um tricoma incapaz de produzir secreção:

a) glandular.

b) sensitivo.

c) misto.

d) absorvente.

e) tector.