Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Tricomas

Os tricomas são estruturas encontradas na epiderme vegetal que podem ou não produzir substâncias.

Observe a folha rica em tricomas, estruturas semelhantes a pelos
Observe a folha rica em tricomas, estruturas semelhantes a pelos
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Algumas plantas possuem estruturas semelhantes a pelos, denominadas de tricomas, na sua epiderme. Esses pelos, que podem ser formados por uma ou mais células, atuam de diferentes formas, mas, na maioria das vezes, promovem a proteção do vegetal.

Classificação dos tricomas

Os tricomas, de acordo com a sua estrutura, são classificados basicamente em três grandes grupos. São eles:

- Tricomas tectores: não produzem nenhuma secreção. Podem ser formados por apenas uma célula ou por várias células, sendo, nesse último caso, ramificados ou não. Ocorrem em diversas plantas, como o “falso-boldo”.

- Tricomas glandulares: secretam substâncias que atuarão de diferentes formas, como no afastamento de herbívoros. Esses tricomas são formados, normalmente, por um pedúnculo e uma cabeça, que é a porção secretora do tricoma. Podemos encontrar tricomas glandulares em plantas carnívoras, como a Drosera intermedia.

- Tricomas mistos: possuem uma porção secretora e outra tectora. Esses tricomas ocorrem, por exemplo, em Lavandula pedunculata.

Funções dos tricomas

Os tricomas exercem um papel extremamente importante para o vegetal, principalmente no que diz respeito à defesa. Os tricomas glandulares, por exemplo, eliminam substâncias repelentes ou que provocam irritação, evitando, assim, a herbivoria. Os tricomas tectores, por sua vez, realizam uma barreira mecânica contra os insetos, impedindo seu deslocamento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A defesa contra herbivoria não é o único papel protetor dos tricomas, pois eles atuam ainda reduzindo a perda de água e refletindo a luz solar. Graças a essa capacidade, muitas plantas que vivem em ambientes secos possuem folhas com tricomas em grande quantidade.

Vale frisar que a garantia de proteção não é a única função dos tricomas, haja vista que eles atuam ainda na reprodução e na “captura de alimento”. Os tricomas glandulares podem produzir substâncias aromáticas que atraem os polinizadores, garantindo a fecundação. Além disso, tricomas glandulares são encontrados em plantas carnívoras, nas quais produzem substâncias viscosas que aprisionam alguns organismos e possuem enzimas que ajudam na digestão dos seres aprisionados.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Tricomas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/tricomas.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

Na epiderme de algumas plantas, é possível observar estruturas de formatos variados chamadas de tricomas. As principais funções dos tricomas estão descritas abaixo, entretanto, uma alternativa não condiz com uma função que possa ser atribuída a eles. Identifique e marque a alternativa que não corresponde a um papel dos tricomas:

a) Sintetizam substâncias que evitam a herbivoria.

b) Promovem uma barreira mecânica contra os insetos.

c) Permitem as trocas gasosas.

d) Reduzem perda de água.

e) Refletem a luz solar.

Exercício 2

Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica o nome de um tricoma incapaz de produzir secreção:

a) glandular.

b) sensitivo.

c) misto.

d) absorvente.

e) tector.