Testículos

Os testículos, estrutura presente apenas nos homens, estão relacionados com a produção de espermatozoides e de hormônios, como a testosterona.

Os testículos são duas estruturas de forma oval, com cerca de 3 cm de diâmetro e 4 cm de comprimento, que constituem o sistema reprodutor masculino. Eles estão localizados no interior da bolsa escrotal, o que permite que a temperatura seja inferior à do interior da cavidade abdominal. Altas temperaturas podem afetar a espermatogênese.

Anatomia dos testículos

Os testículos são envolvidos por uma cápsula de tecido conjuntivo denso, denominada de túnica albugínea. Na região dorsal, essa túnica apresenta-se mais espessada e forma o mediastino, de onde partem septos fibrosos que dividem o testículo em vários compartimentos chamados de lóbulos do testículo.

No interior dos lóbulos do testículo estão os túbulos seminíferos, que são responsáveis pela produção de espermatozoide. Podem ser encontrados até quatro túbulos seminíferos, que ficam dispostos como novelos em um tecido conjuntivo frouxo. Nesse tecido conjuntivo, são encontrados vasos sanguíneos e linfáticos, nervos e células intersticiais de Leydig, responsáveis por secretar testosterona.

Funções dos testículos

Os testículos produzem hormônios e também as células reprodutivas denominadas de espermatozoides. Estima-se que em cada testículo sejam encontrados 400 túbulos seminíferos, que produzem de 50 a 150 milhões de espermatozoides por dia.

O principal hormônio sintetizado pelos testículos é a testosterona, mas eles também produzem a diidrotestosterona, o metabólito mais ativo da testosterona. A testosterona é um hormônio que atua na espermatogênese e é responsável pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais masculinos, pelo impulso sexual e pela libido. Com baixas nesse hormônio, o homem pode, por exemplo, apresentar aumento das mamas, dificuldade de ereção, diminuição do desejo sexual e baixa contagem de espermatozoides.

Problemas que acometem o testículo

Veja a seguir alguns dos principais problemas que afetam o testículo:

Varicocele – Problema tratável que causa dor e até infertilidade no homem. É desencadeado por uma dilatação anormal das veias ao redor dos testículos.

Orquite Nome dado a qualquer processo inflamatório na região dos testículos. Pode ser causado por diferentes agentes e normalmente causa dor testicular.

Torção testicular – Problema que causa o estrangulamento do suprimento de sangue para os testículos. É um caso de emergência que, se não for tratado rapidamente, pode ocasionar atrofia testicular.

Câncer de testículo – Câncer relativamente raro e de fácil tratamento se descoberto precocemente. Normalmente, apresenta-se como um nódulo duro que não causa dor na região do testículo.


Por Ma. Vanessa dos Santos


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/biologia/testiculos.htm