PUBLICIDADE
Os peixes são animais que apresentam a capacidade de regular a quantidade de sais em seus tecidos de modo que seu corpo possa continuar em pleno funcionamento. Esses animais apresentam, portanto, capacidade de osmorregulação ou regulação osmoiônica.
A osmorregulação é essencial para os peixes, uma vez que eles vivem em ambientes aquáticos diversos, como o mar e os rios. Se um peixe, por exemplo, fosse colocado no mar e não apresentasse essa capacidade de regulação osmoiônica, seu corpo perderia água por osmose até que ele se desidratasse e morresse.
→ Diferentes estratégias de osmorregulação
-
Osmorregulação em peixes ósseos dulcícolas: Os peixes de água doce estão em um meio hipotônico em relação ao seu meio interno. Isso significa que a concentração de solutos no interior do corpo do animal é maior que a concentração no ambiente externo. Se não houvesse nenhum mecanismo de osmorregulação, o peixe deveria ganhar água até que as concentrações fossem equilibradas, o que poderia levar o animal à morte.
Os mecanismos presentes nesses peixes fazem com que a entrada de água não afete suas atividades. Nos peixes dulcícolas, a água entra pelas brânquias, assim como os sais necessários, entretanto, a entrada de água é compensada pela eliminação dessa substância pela urina muito diluída que é formada em rins eficientes.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) -
Osmorregulação em peixes ósseos marinhos: Os peixes de água salgada vivem em ambientes que apresentam uma quantidade muito superior de sais do que a quantidade presente em seu corpo. Caso não houvesse mecanismos de osmorregulação, o peixe perderia uma grande quantidade de água, o que afetaria a sobrevivência do organismo.
Para conseguir manter a quantidade de água e sais no interior de seu corpo, os peixes de água salgada ingerem uma quantidade considerável de água do mar e eliminam de maneira eficaz o excesso de sal. Essa eliminação ocorre pelas células presentes nas brânquias, que eliminam o excesso de sal por transporte ativo. A urina dos peixes marinhos é bem concentrada, diferentemente da urina dos peixes de água doce.
-
Peixes cartilaginosos: vivem no ambiente marinho e possuem uma grande quantidade de ureia no sangue. Essa ureia faz com que a concentração de solutos no meio seja semelhante à concentração de solutos no interior do corpo. Como a concentração é isotônica, não há perda ou ganho de água.
Por Ma. Vanessa dos Santos