Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Níveis de organização em Ecologia

Os níveis de organização em Ecologia são, basicamente, a população, a comunidade, o ecossistema e a biosfera. Esse último é o local do planeta onde existe vida.

A biosfera é um dos níveis de organização estudados em Ecologia e é o local onde a vida é possível
A biosfera é um dos níveis de organização estudados em Ecologia e é o local onde a vida é possível
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Ao estudar Biologia, percebemos que existem diferentes níveis de organização biológica. Esses níveis ajudam-nos a compreender melhor os sistemas biológicos. São eles:

Átomos → Moléculas → Organelas → Células → Tecido → Órgão → Sistema → Organismo

População → Comunidade → Ecossistema →Biosfera

Em Ecologia, o estudo baseia-se, em geral, nesses últimos quatro níveis, os quais serão explicados a seguir.

População

Dá-se o nome de população ao conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que vive em uma determinada área, em um determinado período de tempo. A ênfase na área e no período de tempo é essencial para entender que organismos de uma mesma espécie, que vivem em locais distantes, não constituem uma população. Como exemplo de população, podemos citar um grupo de elefantes que vive em uma área da Savana africana.

Comunidade

Chamamos de comunidade o conjunto de várias populações que vive em uma determinada área, em um determinado período de tempo. Nesse caso, observamos que a comunidade é formada por uma variada quantidade de organismos, diferentemente da população. Assim como no conceito de população, devemos ter em mente que todas as populações devem estar em uma mesma área, no mesmo período. Como exemplo de comunidade, podemos citar as populações de elefantes, zebras, gnus e leões que vivem em uma área da Savana africana.

Ecossistema

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O ecossistema, por sua vez, é um nível hierárquico que engloba a comunidade e considera, além desses organismos, o ambiente físico onde os seres vivos estão. Sendo assim, no ecossistema, consideramos tanto fatores bióticos quanto abióticos. Como exemplo, podemos citar a Savana africana, com todos seus fatores abióticos (água , solo e luminosidade) e a comunidade ali existente.

Biosfera

Por fim, temos a biosfera, a qual é definida como a região do planeta onde encontramos os seres vivos. De uma maneira simplificada, podemos dizer que a biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas existentes na Terra e é considerada por alguns o maior ecossistema existente.

Por Ma. Vanessa Sardinha

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Níveis de organização em Ecologia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/niveis-organizacao-ecologia.htm. Acesso em 26 de fevereiro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Em uma região do Cerrado, foram observados quatro grupos de indivíduos de espécies diferentes. Esses quatro grupos constituem quantas comunidades?

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

e) 5.

Exercício 2

Observe as alternativas abaixo e marque aquela que apresenta a ordem correta dos níveis de organização em Ecologia, do grupo mais restrito para o mais amplo:

a) população → ecossistema → biosfera → comunidade.

b) população → comunidade → ecossistema → biosfera.

c) comunidade → população → ecossistema → biosfera.

d) comunidade → ecossistema → biosfera → população.

e) biosfera → ecossistema → comunidade → população.