Topo
pesquisar

Método de ovulação de Billings

Biologia

Pelo reconhecimento dos dias férteis, uma mulher pode evitar uma gravidez indesejada
Pelo reconhecimento dos dias férteis, uma mulher pode evitar uma gravidez indesejada
PUBLICIDADE

Planejamento familiar é o nome dado a uma série de ações relacionadas ao controle do número de filhos que a família deseja ter. Entre essas ações, está o uso métodos que garantem uma maior probabilidade de sucesso de fecundação e também que ajudam a prevenir uma gravidez indesejada. Um dessas formas usadas para ajudar no planejamento familiar é o método de ovulação de Billings.

O que é o método de ovulação de Billings?

O método da ovulação Billings é um meio natural que pode ser usado tanto por aquelas mulheres que pretendem engravidar quanto por aquelas que queiram prevenir uma gravidez indesejada. Esse método tem por finalidade o reconhecimento do dia da ovulação por meio da análise do muco cervical. Por saber o dia da ovulação, a mulher pode optar por ter relações sexuais nesse período, aumentando a chance de gravidez, ou por não ter relações, prevenindo, assim, uma gravidez indesejada.

Como funciona o método de ovulação de Billings?

Como dito anteriormente, o método Billings baseia-se na análise e na percepção do muco cervical e no que ele provoca na vulva. O muco é uma secreção que apresenta características diferentes durante o ciclo menstrual, por isso é possível identificar a fase do ciclo em que uma mulher se encontra por meio dele. Quando no período fértil, a mulher está apta a engravidar.

Vejamos agora as características do muco durante as diferentes fases do ciclo:

  • Fase pré-ovulatória: Logo após o término da menstruação, inicia-se uma fase seca. Quando o muco surge, é esbranquiçado, opaco e pegajoso.

  • Fase ovulatória: À medida que o ciclo avança, o muco vai tornando-se mais elástico e lubrificante, até que se torna semelhante a uma clara de ovo (claro, transparente e escorregadio). Nessa fase, o muco, quando esticado, forma um fio. A sensação de lubrificação produzida por esse muco indica que a mulher está no seu período fértil.

    O último dia de sensação de umidade lubrificante da vulva é chamado de ápice. Por ser o último dia, o ápice só é reconhecido quando a textura do muco muda novamente ou quando ele para de ser produzido. O dia do ápice indica que a ovulação ocorreu, está ocorrendo ou vai ocorrer em até 48 horas, ou seja, ele coincide ou precede a ovulação.

  • Fase pós-ovulatória: Na quarta noite após o dia ápice, dizemos que a mulher entra em um período de infertilidade. Esse é o período propício para relações para aquelas pessoas que não pretendem engravidar.

É importante que a mulher anote todas as variações que ocorrem em seu muco para garantir maior sucesso no uso desse método. Recomenda-se que a percepção seja feita durante o dia e, à noite, seja feito o registro.

De uma maneira resumida, podemos dizer que a sensação de umidade ou molhado indica o período fértil e que, na quarta noite após o ápice, inicia-se o período infértil. Aquelas que pretendem engravidar devem ter relações no período fértil, e as mulheres que não pretendem ter filhos naquele período devem evitar relações nesses dias.

Quais as vantagens e desvantagens desse método?

Ele é um método natural que atua tanto ajudando as mulheres que desejam engravidar como aquelas que desejam prevenir, de modo natural, uma gravidez. Esse método pode ser usado por pessoas que não podem fazer uso de outros métodos, como o anticoncepcional, ou que não se adaptaram a outros contraceptivos. Além disso, apresenta como benefício o fato de não gerar custos, nem efeitos colaterais e proporcionar um maior conhecimento do corpo pela mulher. Muitas usuárias realizam o método Billings por questões religiosas, uma vez que é um método aceito pela Igreja. Uma das desvantagens desse método é que ele interfere no comportamento sexual e também não previne contra doenças sexualmente transmissíveis.

Atenção: Antes de usar qualquer método contraceptivo, ou mesmo antes de tentar engravidar, é fundamental conversar com um profissional da saúde. Esse profissional está apto a tirar as suas dúvidas e orientá-la da melhor maneira possível.


Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Método de ovulação de Billings"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/metodo-ovulacao-billings-mob.htm>. Acesso em 24 de abril de 2018.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA