Método de ovulação de Billings

Planejamento familiar é o nome dado a uma série de ações relacionadas ao controle do número de filhos que a família deseja ter. Entre essas ações, está o uso métodos que garantem uma maior probabilidade de sucesso de fecundação e também que ajudam a prevenir uma gravidez indesejada. Um dessas formas usadas para ajudar no planejamento familiar é o método de ovulação de Billings.

O que é o método de ovulação de Billings?

O método da ovulação Billings é um meio natural que pode ser usado tanto por aquelas mulheres que pretendem engravidar quanto por aquelas que queiram prevenir uma gravidez indesejada. Esse método tem por finalidade o reconhecimento do dia da ovulação por meio da análise do muco cervical. Por saber o dia da ovulação, a mulher pode optar por ter relações sexuais nesse período, aumentando a chance de gravidez, ou por não ter relações, prevenindo, assim, uma gravidez indesejada.

Como funciona o método de ovulação de Billings?

Como dito anteriormente, o método Billings baseia-se na análise e na percepção do muco cervical e no que ele provoca na vulva. O muco é uma secreção que apresenta características diferentes durante o ciclo menstrual, por isso é possível identificar a fase do ciclo em que uma mulher se encontra por meio dele. Quando no período fértil, a mulher está apta a engravidar.

Vejamos agora as características do muco durante as diferentes fases do ciclo:

É importante que a mulher anote todas as variações que ocorrem em seu muco para garantir maior sucesso no uso desse método. Recomenda-se que a percepção seja feita durante o dia e, à noite, seja feito o registro.

De uma maneira resumida, podemos dizer que a sensação de umidade ou molhado indica o período fértil e que, na quarta noite após o ápice, inicia-se o período infértil. Aquelas que pretendem engravidar devem ter relações no período fértil, e as mulheres que não pretendem ter filhos naquele período devem evitar relações nesses dias.

Quais as vantagens e desvantagens desse método?

Ele é um método natural que atua tanto ajudando as mulheres que desejam engravidar como aquelas que desejam prevenir, de modo natural, uma gravidez. Esse método pode ser usado por pessoas que não podem fazer uso de outros métodos, como o anticoncepcional, ou que não se adaptaram a outros contraceptivos. Além disso, apresenta como benefício o fato de não gerar custos, nem efeitos colaterais e proporcionar um maior conhecimento do corpo pela mulher. Muitas usuárias realizam o método Billings por questões religiosas, uma vez que é um método aceito pela Igreja. Uma das desvantagens desse método é que ele interfere no comportamento sexual e também não previne contra doenças sexualmente transmissíveis.

Atenção: Antes de usar qualquer método contraceptivo, ou mesmo antes de tentar engravidar, é fundamental conversar com um profissional da saúde. Esse profissional está apto a tirar as suas dúvidas e orientá-la da melhor maneira possível.


Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/biologia/metodo-ovulacao-billings-mob.htm