Gametogênese

A gametogênese é o processo no qual se formam os gametas masculinos e femininos, células que se fundem no processo de fecundação e garantem nossa reprodução.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

A gametogênese é o processo no qual são formados os gametas masculinos e femininos. A gametogênese que leva à formação dos espermatozoides é denominada espermatogênese. Já a formação de ovócitos maduros ocorre pelo processo denominado oogênese ou ovogênese.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Sistema genital

Tópicos deste artigo

Onde ocorre a gametogênese?

A gametogênese é um processo que ocorre nos sistemas reprodutores masculino e feminino. A espermatogênese ocorre nos túbulos seminíferos, que estão localizados nos testículos. Na mulher, a oogênese ocorre no interior dos ovários.

Tipos de gametogênese

Existem dois tipos de gametogênese: aquele que ocorre nos homens (espermatogênese) e aquela que ocorre em mulheres (ovogênese ou oogênese). A espermatogênese dá origem aos espermatozoides e ocorre nos testículos, enquanto a ovogênese é responsável pela origem dos óvulos e ocorre no ovário.

Mapa Mental: Gametogênese

* Baixe o mapa mental sobre gametogênese!

Leia também: O que é gameta?

Tanto a espermatogênese quanto a ovogênese envolvem processos de mitose e meiose (processos de divisão celular). A meiose, processo que reduz a quantidade de material genético, é fundamental para a manutenção da quantidade adequada de cromossomos da espécie. Como os gametas masculino e feminino fundem-se durante a fecundação, devem possuir a metade dos cromossomos da espécie para garantir que a diploidia da espécie seja novamente reestabelecida.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Observe o processo de gametogênese em homens e mulheres.
Observe o processo de gametogênese em homens e mulheres.

Ovogênese ou oogênese

Ovogênese é o processo de formação dos gametas femininos, ou seja, leva à formação do óvulo. Esse processo ocorre no interior dos ovários e demora anos para se completar. Os ovócitos imaturos iniciam seu desenvolvimento ainda na fase embrionária, porém seu completo desenvolvimento ocorre apenas na puberdade, quando o ovócito secundário é liberado (ovulação).

A ovogênese inicia-se a partir das células germinativas, as quais irão dividir-se por mitose, formando a ovogonia. As ovogonias iniciam sucessivas divisões mitóticas, originando células que continuam a dividir-se por mitose e outras que iniciam a meiose e interrompem sua divisão. Essas células, chamadas ovócitos primários, mantêm-se em prófase I, completando sua maturação apenas na puberdade. Estima-se que uma menina ao nascer possua em seus dois ovários de 1 a 2 milhões de ovócitos primários.

Na puberdade, iniciam-se os ciclos ovarianos, e um folículo começa a desenvolver-se a cada ciclo. O ovócito primário, estimulado por fatores hormonais, completa a meiose I, formando duas células-filhas de tamanho desigual (ovócito secundário e o primeiro corpúsculo polar). O ovócito secundário inicia a segunda divisão meiótica, a qual é interrompida na metáfase. O ovócito secundário será liberado no momento da ovulação, e a meiose II somente será retomada caso haja fecundação.

Caso não ocorra a fecundação, o ovócito secundário degenera-se cerca de 24 horas após a ovulação. Caso seja fecundado, o ovócito retoma a segunda divisão meiótica, formando o segundo corpúsculo polar e o óvulo.

Espermatogênese

A espermatogênese é o processo de formação dos gametas masculinos, ou seja, dos espermatozoides. Diferentemente da oogênese, a espermatogênese é contínua durante a vida dos homens adultos. Esse processo ocorre nos túbulos seminíferos, os quais estão enovelados no interior dos testículos.

Em média, o processo de espermatogênese dura sete semanas e inicia-se com a mitose de células germinativas presentes nos testículos na puberdade do homem. A mitose nessas células formará as espermatogônias, que vão se dividir por mitose e formar espermatogônias do tipo A e do tipo B. As espermatogônias do tipo A são aquelas que continuam dividindo-se, originando novas espermatogônias. Já as espermatogônias do tipo B sofrem mitose e originam espermatócitos primários. Os espermatócitos primários iniciarão o processo de meiose, que levará à redução do número de cromossomos no final do processo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ao final do processo de meiose I, teremos dois espermatócitos secundários, cada um com metade do número de cromossomos do espermatócito primário que o originou. Os dois espermatócitos secundários originados no final da meiose I realizam, então, a meiose II, dando origem a quatro espermátides.

As espermátides iniciam, então, o processo de espermiogênese, que levará à formação do espermatozoide maduro. Na espermiogênese, ocorrem diversos processos importantes, como:

  • Formação do acrossoma: o acrossoma, vesícula especial localizada na região da cabeça do espermatozoide, apresenta enzimas importantes para garantir a penetração do espermatozoide no ovócito.

  • Redução do citoplasma.

  • Desenvolvimento do flagelo: processo que garantirá a movimentação eficiente do espermatozoide.

Após a fase de espermiogênese, o espermatozoide é liberado no interior do túbulo seminífero.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Diferenças entre espermatogênese e ovogênese

A espermatogênese e a ovogênese são processos que resultam na formação de gametas, entretanto, ocorrem de maneiras distintas. Veja a seguir algumas diferenças entre esses dois processos:

A gametogênese que ocorre em homens difere-se daquela que ocorre em mulheres.
A gametogênese que ocorre em homens difere-se daquela que ocorre em mulheres.

  • A espermatogênese ocorre no homem durante a adolescência e a vida adulta. Já a ovogênese é interrompida na mulher por volta dos 50 anos de idade.

  • A meiose que ocorre na espermatogênese gera quatro espermatozoides, enquanto a que ocorre na ovogênese origina apenas um gameta.

  • A espermatogênese ocorre de maneira contínua, enquanto a ovogênese apresenta grandes períodos de interrupção.
Os gametas masculinos e femininos são formados a partir do processo denominado gametogênese.
Os gametas masculinos e femininos são formados a partir do processo denominado gametogênese.
Crédito da Imagem: shutterstock
Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.
Deseja fazer uma citação?
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Gametogênese"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/gametogenese.htm. Acesso em 24 de dezembro de 2025.
Copiar

Videoaulas


Professor ao lado do escrito "Gametogênese: Espermatogênese".
📽 Reproduzindo
Professor ao lado do texto"Gametogênese: Ovulogênese".
📽 Reproduzindo