Topo
pesquisar

Fototropismo

Biologia

O fototropismo é um crescimento que a planta realiza no sentido ou em direção oposta à fonte luminosa. Esse processo apresenta relação com a auxina.
O fototropismo pode ser definido como o crescimento da planta em direção à luz
O fototropismo pode ser definido como o crescimento da planta em direção à luz
PUBLICIDADE

Quando falamos das plantas, sempre imaginamos seres estáticos. Entretanto, existem alguns movimentos que são realizados por esses seres vivos. Um desses movimentos é o fototropismo, um crescimento que envolve uma curvatura de parte da planta.

O que é o fototropismo?

O fototropismo é um movimento de curvatura que a planta realiza em resposta à luz. Observa-se o crescimento do vegetal em resposta a um estímulo, que nesse caso é uma fonte luminosa. A importância desse crescimento está no fato de que a luz é fundamental para vários processos realizados pela planta, como a realização da fotossíntese e a floração.

Como ocorre o fototropismo?

O fototropismo ocorre devido à ação da auxina. Quando uma fonte luminosa surge de maneira unilateral, iluminando apenas um lado do caule de uma planta, acontece a migração da auxina para o lado não iluminado. Nesse local, a auxina atua para levar ao alongamento das células. Com o alongamento celular mais rápido no lado não iluminado e, consequentemente, um crescimento diferencial, observa-se a curvatura da planta (Veja figura abaixo). A redistribuição da auxina é mediada por um fotorreceptor.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Observe a movimentação da auxina para o lado oposto ao iluminado
Observe a movimentação da auxina para o lado oposto ao iluminado

O que é fototropismo positivo e negativo?

O fototropismo pode ser negativo ou positivo. Quando falamos em fototropismo positivo, estamos referindo-nos ao crescimento em direção à fonte luminosa. O fototropismo negativo é o crescimento no sentido contrário à fonte luminosa.

Experimento para observar o fototropismo

É bastante simples observar como ocorre o fototropismo. Para isso, basta plantar uma semente e colocá-la no interior de uma caixa com apenas uma entrada para a luminosidade. Você observará que o crescimento será direcionado para o local onde ocorre a entrada de luz.


Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Fototropismo"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/fototropismo.htm>. Acesso em 18 de julho de 2018.

Teste seus conhecimentos
Questão 1

O movimento de curvatura que uma planta realiza em resposta à luz é denominado:

a) Fotoperiodismo

b) Fototropismo

c) Fotonastismo

d) Fototactismo

e) Fotorrecepção

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA