PUBLICIDADE
Quando falamos das plantas, sempre imaginamos seres estáticos. Entretanto, existem alguns movimentos que são realizados por esses seres vivos. Um desses movimentos é o fototropismo, um crescimento que envolve uma curvatura de parte da planta.
Tópicos deste artigo
- 1 - → O que é o fototropismo?
- 2 - → Como ocorre o fototropismo?
- 3 - → O que é fototropismo positivo e negativo?
- 4 - → Experimento para observar o fototropismo
→ O que é o fototropismo?
O fototropismo é um movimento de curvatura que a planta realiza em resposta à luz. Observa-se o crescimento do vegetal em resposta a um estímulo, que nesse caso é uma fonte luminosa. A importância desse crescimento está no fato de que a luz é fundamental para vários processos realizados pela planta, como a realização da fotossíntese e a floração.
→ Como ocorre o fototropismo?
O fototropismo ocorre devido à ação da auxina. Quando uma fonte luminosa surge de maneira unilateral, iluminando apenas um lado do caule de uma planta, acontece a migração da auxina para o lado não iluminado. Nesse local, a auxina atua para levar ao alongamento das células. Com o alongamento celular mais rápido no lado não iluminado e, consequentemente, um crescimento diferencial, observa-se a curvatura da planta (Veja figura abaixo). A redistribuição da auxina é mediada por um fotorreceptor.
Observe a movimentação da auxina para o lado oposto ao iluminado
→ O que é fototropismo positivo e negativo?
O fototropismo pode ser negativo ou positivo. Quando falamos em fototropismo positivo, estamos referindo-nos ao crescimento em direção à fonte luminosa. O fototropismo negativo é o crescimento no sentido contrário à fonte luminosa.
→ Experimento para observar o fototropismo
É bastante simples observar como ocorre o fototropismo. Para isso, basta plantar uma semente e colocá-la no interior de uma caixa com apenas uma entrada para a luminosidade. Você observará que o crescimento será direcionado para o local onde ocorre a entrada de luz.
Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos