Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Auxinas

O geotropismo é um evento que ocorre graças à ação das auxinas
O geotropismo é um evento que ocorre graças à ação das auxinas
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Os hormônios vegetais – fitormônios - auxiliam no crescimento e desenvolvimento da planta. São produzidos em regiões específicas, migram para as regiões onde suas presenças são necessárias e atuam sobre determinadas células: as células-alvo. Os fitormônios são produzidos no caule, folhas jovens, frutos e sementes em desenvolvimento.

As auxinas são hormônios vegetais que controlam os movimentos das plantas em resposta à luz (fototropismo). Quando uma planta é iluminada de um único lado, as auxinas migram para a região menos iluminada, causando um alongamento celular que tem como consequência a planta se curvando em direção à fonte de luz:

 

Denominamos fototropismo positivo quando a planta se volta para a luz, como no caso do caule. Raízes tendem a se alongar de forma inversa, oposto à fonte de luz, resultado do fototropismo negativo.

As auxinas auxiliam ainda no crescimento da planta em resposta à gravidade, fenômeno denominado gravitropismo: raízes crescem no sentido do centro gravitacional da Terra (gravitropismo positivo) e caules, no sentido oposto a ela (gravitropismo negativo). Esses hormônios são, ainda, responsáveis pela formação de raízes adventícias; estimulam o ovário da planta para que se forme o fruto; e inibem as gemas laterais das plantas (dominância apical). Sobre estas últimas, é válido salientar que, ao podar tais regiões, a ausência ou diminuição das auxinas decorrente deste ato promove o crescimento destas - e é baseado em tal princípio que as podas são recomendadas como forma de promover o crescimento da planta.

Uma última aplicação das auxinas diz respeito à abcisão: queda de folhas, flores e frutos mais velhos: a concentração de auxina nestas estruturas diminui com o tempo. Assim, a diminuição do teor desta faz com que surja, na base do pecíolo, uma camada de separação e uma camada protetora, que interrompe o fluxo de seiva e protege o caule após a queda.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Mariana Araguaia Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Auxinas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/auxinas.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

A auxina, assim como a giberelina, citocinina, ácido abscísico e etileno, é um hormônio vegetal. Na figura a seguir está ilustrado um dos efeitos da auxina, que é controlar o fototropismo.

Observe uma das ações da auxina
Observe uma das ações da auxina

A respeito desse tropismo, marque a alternativa correta:

a) No fototropismo, a auxina migra para o lado mais iluminado e estimula o alongamento das células nessa região.

b) No fototropismo, a auxina migra para o lado mais iluminado e estimula a morte celular nessa região.

c) No fototropismo, a auxina migra para o lado menos iluminado e estimula o alongamento das células nessa região.

d) No fototropismo, a auxina migra para o lado menos iluminado e estimula a morte celular nessa região.

Exercício 2

Sabemos que a auxina é um fitormônio que atua em diversas atividades da planta. Marque a única alternativa que não indica uma das ações desse hormônio.

a) Controla o fototropismo.

b) Promove o crescimento da planta.

c) Estimula a formação do fruto.

d) Evita a abscisão.

e) Induz o desenvolvimento de gemas laterais.