Topo
pesquisar

Fotoperiodismo

Biologia

A floração está diretamente relacionada ao fotoperíodo.
A floração está diretamente relacionada ao fotoperíodo.
PUBLICIDADE

Fotoperíodo é a duração do dia em relação à noite em um tempo de 24 horas. Fotoperiodismo é a reação da planta à esse tempo.

O fotoperíodo exerce influência sobre a floração, pois este aponta as estações do ano. As plantas neutras ou indiferentes são aquelas que não dependem do fotoperíodo e sim da disponibilidade de água e temperatura.

As plantas de dia longo e as de dia curto são as plantas que florescem apenas em determinada época do ano.

Através de experiência, confirmou-se que o fator que provoca a floração é a duração da noite; o importante é o número de horas que a planta passa sem luz. As plantas de dia longo florescem quando a duração da noite é inferior a um certo valor, o fotoperíodo crítico.

As plantas de dia curto florescem quando o tempo que elas passam no escuro é maior que o fotoperíodo crítico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A duração sem suspensão de um tempo no escuro é essencial para a floração da planta.

Através de experimentos com fotoperíodo, deduz-se que o estímulo para a floração resulta de um determinado tempo ininterrupto no escuro e não da duração do dia. Algumas experiências provam que a reação ao fotoperíodo é provocada pela folha.

Os fitocromos são pigmentos protéicos das células vegetais, que respondem pela absorção da luz, exercem influência na floração, na germinação de alguns tipos de semente. O fitocromo R, inativo, absorve luz de comprimento de onda de 660nm; é a forma mais estável do pigmento. O fitocromo F absorve a luz vermelha de comprimento de onda mais longo:730 nm e é o pigmento ativo.

Por Patrícia Lopes

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

LOPES, Patrícia. "Fotoperiodismo"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/fotoperiodismo.htm>. Acesso em 15 de dezembro de 2018.

Lista de Exercícios
Questão 1

Os organismos reagem a mudanças no que diz respeito à duração do dia. Com as plantas, isso não é diferente. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica corretamente o nome das respostas no desenvolvimento da planta em relação à duração de um dia.

a) fotossíntese.

b) fotoperíodo.

c) fotoperiodismo.

d) fototropismo.

e) fotogeotropismo.

Questão 2

Sabemos que existem plantas de dia longo, plantas de dia curto e aquelas que são plantas de dia neutro. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica corretamente o significado de planta de dia curto.

a) São plantas que só florescem quando expostas a longos períodos de luz.

b) São plantas que florescem em fotoperíodos maiores do que seu máximo crítico.

c) São plantas que florescem em uma grande faixa de variação do fotoperíodo.

d) São plantas que florescem em fotoperíodos menores do que seu máximo crítico.

e) São plantas que não possuem fotoperíodo crítico.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola