Whatsapp

Contaminação dos alimentos

Biologia

A contaminação dos alimentos que consumimos pode ocorrer através de agentes biológicos, como fungos e bactérias, ou pela adição de agrotóxicos.
PUBLICIDADE

A contaminação de pessoas através de alimentos contaminados é uma preocupação constante em todos os países do mundo. Muitos microrganismos presentes em alguns alimentos provocam o aparecimento de intoxicações alimentares, mas infelizmente esses alimentos não apresentam alterações em seu cheiro, sabor ou aspecto. Os principais agentes biológicos capazes de contaminar a água e os alimentos, além de causarem inúmeras doenças aos homens, são vírus, bactérias, protozoários, vermes, fungos e toxinas microbianas.

As bactérias são os microrganismos que mais provocam intoxicações alimentares, e entre elas podemos citar Salmonella sp, Listeria monocytogenes, Clostridium prefringes, Campylobacter sp, E. coli, sendo que as duas últimas bactérias são as principais causadoras de diarreia em humanos. O botulismo é uma doença bacteriana provocada por uma bactéria do gênero Clostridium, que causa intoxicação alimentar e afeta o sistema nervoso, podendo levar à morte.

A contaminação dos alimentos pode ocorrer através da forma inapropriada de preparação, armazenamento ou manipulação dos alimentos e no próprio ambiente onde são produzidos, sendo que a maioria dos microrganismos pode ser destruída através das boas práticas de higiene e fabricação e práticas adequadas de manipulação e armazenamento.

Muitas pessoas desconhecem, mas o simples fato de cortar uma carne crua e depois utilizar a mesma faca, sem lavar, para cortar uma carne assada pode gerar vários riscos à saúde. Isso ocorre porque carnes cruas e vegetais que ainda não foram higienizados têm inúmeros microrganismos causadores de doenças, e que podem ser transmitidos para os alimentos que já estão prontos. “Esse tipo de contaminação pode acontecer por meio da transferência de microrganismos de um alimento ou superfície, através de utensílios, equipamentos ou do próprio manipulador”, explica Maria Cecilia Brito, diretora da agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Quando a contaminação de algum alimento ocorre dessa maneira é chamada de contaminação cruzada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A melhor forma de evitar a contaminação dos alimentos é seguindo algumas regras básicas durante a manipulação, o preparo e o armazenamento desses alimentos.

►  Lave muito bem as mãos antes de manipular qualquer tipo de alimento;

►  Lave muito bem as mãos e os utensílios ao manipular alimentos diferentes, para evitar a contaminação cruzada;

►  Lave muito bem as frutas, legumes e verduras em água corrente e deixe-as de molho em água com hipoclorito de sódio;

►  Não congele alimentos que já foram descongelados;

►  Descongele os alimentos sempre dentro da geladeira;

►  Todos os alimentos, dentro ou fora da geladeira, deverão estar em recipientes fechados com tampa ou cobertos com plástico transparente;

►  Evite carnes mal passadas;

►  Evite comer ovos em que a gema esteja crua;

►  Evite usar ovos crus em receitas;

►  Mantenha a temperatura da geladeira abaixo de quatro graus, enquanto que o freezer deve ficar entre doze e quinze graus negativos;

►  Evite comer alimentos crus, como ostras e crustáceos;

►  Evite comer em barraquinhas de praia ou de rua, locais que você desconhece as condições de higiene, e não sabe por quanto tempo aquele alimento ficou fora da geladeira.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Os alimentos podem ser contaminados na sua manipulação ou no próprio ambiente em que foram produzidos
Os alimentos podem ser contaminados na sua manipulação ou no próprio ambiente em que foram produzidos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MORAES, Paula Louredo. "Contaminação dos alimentos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/contaminacao-alimentos.htm. Acesso em 12 de abril de 2021.

Artigos Relacionados
Saiba mais sobre o <em>Bacillus cereus, </em>uma bactéria responsável por casos de intoxicação alimentar.
Características, prevenção e tratamento da desinteria disenteria, também conhecida como amebíase.
Conheça a infestação que acomete aproximadamente 25% da população mundial.
Conheça mais sobre a cisticercose, uma das doenças provocadas pela tênia. Entenda como a doença é transmitida, seus sintomas e tratamento.
Doença que causa diarreias agudas, mas pode se apresentar de forma assintomática.
Conheça valiosas dicas para evitar a intoxicação alimentar, um problema que afeta muitas pessoas e pode causar vômito, diarreia, dores abdominais, fraqueza e até mesmo desidratação. Adotando medidas simples de higiene no seu dia a dia, você pode prevenir essa forma de contaminação por substâncias ou micro-organismos.
Infecção intestinal que ocorre mais frequentemente em locais onde as condições sanitárias e de higiene são precárias.
Você sabe quais são as causas e os sintomas da intoxicação alimentar? Clique aqui e conheça mais sobre esse problema que afeta várias pessoas todos os anos.
Conheça um pouco mais a respeito das bactérias do gênero Salmonella e entenda as doenças que elas causam, especialmente a salmonelose.
Aprenda mais sobre a teníase clicando aqui. Neste texto falaremos a respeito de sintomas, tratamento e prevenção dessa verminose.