Whatsapp

Bactérias na medicina, meio ambiente e alimentação

Biologia

PUBLICIDADE

Provavelmente você já ouviu falar no uso do botox, correto?

O Botox® é o nome comercial dado à toxina botulítica, produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Tal substância é capaz de reduzir ou eliminar as contrações musculares e, por tal motivo, pode ser utilizada no tratamento de blefaroespasmos, estrabismos e distonias cervicais, ou mesmo para prevenir rugas e marcas de expressão.

Bactérias também podem ser empregadas na produção de drogas terapêuticas, como antibióticos (Tirotricina, Bacitracina, Rifamicina, Neomicina, dentre outros), vitaminas, hormônio de crescimento e insulina; e na fabricação de determinadas enzimas e de alcoóis, como o metanol e etanol.

Principalmente devido aos impactos causados pelas atividades humanas, estes procariontes vêm sendo, também, bastante considerados no que se diz respeito à qualidade ambiental.

Na agricultura, por exemplo, está sendo comum a substituição de herbicidas por espécies que exercem papel de controladores biológicos, como a Bacillus thuringiensis, cujos cristais proteicos que libera são capazes de controlar populações de larvas, lagartas, brocas, moscas, mosquitos e cascudos. Alguns exemplares, ainda, são capazes de atuar em processos de degradação não só de resíduos orgânicos, mas também de herbicidas, pesticidas, óleo, PCB, DDT, plásticos, detergentes, mercúrio, nitritos, selênio, arsênico e urânio: grandes poluidores ambientais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As bactérias também são importantes na nossa alimentação. Espécies como a Streptococcus thermophilus, S. lactis e S. cremoris; Lactobacilos bulgaricus, L. casei, L. acidophilluse L. yogurtii; e algumas dos gêneros Acetobacter, Corynebacterium e Acetobacter; são as responsáveis pela existência do vinagre, ácido glutâmico, chucrute, chocolate, pão, vinho, bebidas fermentadas, molho de soja e de determinados laticínios.

Diante dessas informações, você consegue imaginar o nosso dia a dia sem as bactérias?
 

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Lactobacilos são requeridos para a fabricação de iogurtes
Lactobacilos são requeridos para a fabricação de iogurtes

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Bactérias na medicina, meio ambiente e alimentação"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/importancia-bacterias-2.htm. Acesso em 12 de abril de 2021.

Lista de Exercícios
Questão 1

As bactérias são organismos que, apesar de estarem relacionadas com doenças nos seres humanos, são importantes para o planeta, uma vez que realizam decomposição. Além disso, as bactérias possuem importância econômica. Sobre o tema, marque a alternativa incorreta:

a) Algumas espécies de bactérias são utilizadas na fabricação de vinagre.

b) Existem bactérias que são utilizadas na fabricação de iogurte.

c) A toxina botulínica é produzida por uma bactéria e é utilizada para tratamentos estéticos.

d) Na área da saúde, as bactérias são utilizadas exclusivamente como antibióticos.

e) Algumas bactérias estão sendo usadas como herbicidas.

Questão 2

As bactérias podem ser usadas para vários fins, como a fabricação de iogurtes. Entre as bactérias citadas a seguir, qual é utilizada na fabricação desse produto?

a) Bradyrhizobium sp.

b) Bacillus thuringiensis.

c) Treponema pallidum.

d) Clostridium botulinum.

e) Lactobacillus bulgaricus.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Saiba mais sobre as bactérias clicando aqui. Confira as características gerais, reprodução e classificação desses seres procariontes.
Conheça as principais formas de classificação das bactérias e saiba um pouco mais sobre a coloração de Gram.
Um pouco da história das bactérias, um microrganismo essencial.
O papel ecológico de fungos e liquens, e a importância destes para a nossa espécie.
Conheça algumas das principais superbactérias e compreenda por que elas são tão perigosas.