close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

As crenças dos hindus

Uma das principais crenças dos hindus, a maior religião da Índia, está na reencarnação.

As águas do rio Ganges, na Índia, são consideradas sagradas pelos hindus
As águas do rio Ganges, na Índia, são consideradas sagradas pelos hindus
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A religião hindu é a principal da Índia, além disso, rege toda a organização estrutural da sociedade, estabelecendo divisões de classes. A divisão é definida a partir da hereditariedade, as castas correspondem a uma parcela de pessoas e famílias que se diferenciam por meio da condição social.

As castas apresentam quatro tipos distintos, são os brâmanes (camada mais importante, é composta por sacerdotes), xátrias (formada por militares), vaixias (constituída por comerciantes e fazendeiros) e os sudras (composta pela camada inferior e que deveria servir as camadas superiores).

Uma vez que um indivíduo compõe uma determinada casta ele dever permanecer nela, pois a mudança é reconhecida como uma ofensa à religião praticada.

A religião hindu oferece a possibilidade de o praticante desenvolvê-la de diversas formas, pois os cultos podem ser realizados todos os dias com formalidades ou sem nenhum tipo de reunião, uma vez que essa religião não rege nenhuma norma ou doutrina pré-estabelecida nesse sentido. Os hindus têm fé em um ser ou espírito supremo, nos quais os principais deuses são Vishnv, Shiva e Shaktic.

Apesar da livre escolha de adoração, as crenças são comuns a todos os praticantes, uma delas é a respeito da reencarnação, eles acreditam que quando uma pessoa morre a sua alma surgirá em outro corpo que pode ser tanto de um humano ou mesmo de um animal, além do mais, acreditam que isso pode ocorrer continuamente entre vida e morte, esse processo é denominado de samsara (fluxo incessante de renascimentos através dos mundos). O intuito maior da religião hindu e de seus adeptos é de conseguir sair desse ciclo entre vida e morte característico da reencarnação, caso um indivíduo se liberte ele atinge a moksha, ou seja, a salvação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De acordo com os princípios do hinduismo, caso um adepto leve uma vida baseada na solidariedade e fraternidade, na próxima vida ele poderá ser mais evoluído e assim chegar mais próximo do moksha.

Na Índia é comum o banho dos hindus nas águas do rio Ganges, a explicação é que eles acreditam que esse manancial é sagrado, diante disso, o ato de beber e banhar aproxima do moksha e purifica os pecados, esse processo é de extrema importância dentro da religião hindu. A maioria dos templos hindus possuem recipientes com águas destinadas ao banho para limpar e purificar o corpo antes de entrar no recinto.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Confira também!

Castas na Índia - O sistema de castas indiano.

Índia - Informações sobre o segundo país mais populoso do mundo.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "As crenças dos hindus "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/as-crencas-dos-hindus.htm. Acesso em 28 de maio de 2022.

De estudante para estudante


Qual o setor econômico é a base da economia no Brasil

Por Maria dos reis da silva santos Silva santos
Responder
Ver respostas

porque o periodo entre 1890 e 1930 é marcado por um grande volume de imigrantes europeus

Por YASMIN MONFORTE REZENDE
Responder
Ver respostas

Estude agora


Tempos verbais compostos

Tempos verbais compostos são formados pelos verbos auxiliares “ter” ou “haver” com o particípio de um verbo...

Banalidade do mal | Hannah Arendt

Uma das maiores pensadoras do século XX, Hannah Arendt cunhou o conceito de banalidade do mal. Para a filósofa, havia...