Topo
pesquisar

População da Índia

Geografia

A população da Índia é a segunda maior do mundo, atrás somente da China, e poderá alcançar em breve a liderança.
PUBLICIDADE

A Índia é um país localizado no sul da Ásia e caracteriza-se por ter a segunda maior população do mundo, com 1,21 bilhões de pessoas. Algumas estimativas apontam que, em números absolutos, o número de habitantes desse país ultrapassará o da China em 2035.

Graças à cultura religiosa desse país – que valoriza mais os nascimentos masculinos que os femininos –, a população indiana é composta majoritariamente por homens. Em proporção, existem 1,08 homens para cada mulher. No número de crianças, para cada mil meninos, existem 914 meninas, número menor do que o registrado anteriormente, o que anuncia o aumento de abortos de crianças do sexo feminino no país.

A taxa de crescimento populacional médio desse país, atualmente, está em 1,3% ao ano, representando um aumento de 17% da população durante os últimos dez anos, o que é equivalente à quase toda a população brasileira. Apesar disso, observa-se uma considerável queda no crescimento populacional em comparação a décadas anteriores.

Quase um terço dos habitantes da Índia vive na zona rural. Apesar desse baixo índice de urbanização, as cidades Nova Délhi e Bombaim possuem mais de 20 milhões de habitantes cada uma, caracterizando-as como metrópoles típicas de países subdesenvolvidos, com altos índices de desemprego, um grande número de favelas e ocupações irregulares, moradias precárias, trânsito saturado e baixas condições de vida para a maior parte da população.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Bairro pobre na cidade de Bombaim
Bairro pobre na cidade de Bombaim

Entre os principais problemas demográficos, destacam-se as altas taxas de mortalidade e os elevados índices de analfabetismo. A cada 100 crianças que nascem, cerca de 60 morrem durante o nascimento; a cada 100 habitantes, 43 não sabem ler. Apesar desses números alarmantes, é importante registrar que tais índices vêm sendo bastante reduzidos ao longo dos últimos anos.

Uma importante característica da população indiana é o sistema de castas. Abolida oficialmente pelo governo, por ser considerada uma ofensa aos direitos humanos, essa divisão segregacionista ainda persiste arraigada ao sistema cultural. De acordo com esse sistema, a população é dividida em milhares de diferentes castas, sendo todas elas ramificações de quatro castas originais: os brâmanes (sacerdotes), os xátrias (governantes e guerreiros), os vaixás (comerciantes) e os sudras (agricultores). Além dessas castas, existem ainda os intocáveis, aqueles mais baixos na escala social indiana, que não gozam dos mesmos privilégios do restante da população.

____________________

¹ Créditos da imagem: Radiokafka e Shutterstock


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

A população indiana poderá ser a maior do mundo na década de 2030.¹
A população indiana poderá ser a maior do mundo na década de 2030.¹

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PENA, Rodolfo F. Alves. "População da Índia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/populacao-India.htm. Acesso em 19 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola