UOL - O melhor conteúdo

Camuflagem

A camuflagem é uma importante adaptação dos organismos ao meio, uma vez que permite torná-los praticamente invisíveis, o que dificulta a ação de predadores.

A semelhança com uma folha faz o bicho-folha geralmente passar sem ser notado
A semelhança com uma folha faz o bicho-folha geralmente passar sem ser notado
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x
PUBLICIDADE

Os animais apresentam diversas adaptações em seu corpo que os auxiliam na luta pela sobrevivência. Algumas adaptações garantem que os predadores fiquem longe, outras ajudam o predador a conseguir a sua presa ou, ainda, as adaptações atuam dessas duas formas. Entre as adaptações que merecem destaque, podemos citar a camuflagem.

→ O que é a camuflagem?

A camuflagem é uma forma de defesa eficaz em que o animal torna-se menos visível no ambiente em que vive e, dessa forma, evita que o predador consiga identificá-lo. Além dessa função de defesa, a camuflagem pode ser uma forma de obter alimento, uma vez que, escondido, o predador pode contar com o elemento surpresa para conseguir atacar a sua presa.

Na camuflagem, o animal altera sua cor ou forma, o que garante que ele fique invisível a olhos desatentos, ou, ainda, apresenta pelos, penas, escamas, entre outras estruturas, que, durante os vários anos de evolução, permaneceram no organismo como uma importante adaptação para ajudá-lo a esconder-se no meio. Os polvos, por exemplo, possuem cromatóforos, que são células especializadas na mudança de cor e que permitem ao organismo modificar e adquirir a coloração do ambiente. Já o urso polar possui pelos brancos, que o ajudam a camuflar-se na neve, e é um importante exemplo da ação da seleção natural.

A cor pode fazer com que um animal seja imperceptível no meio ambiente
A cor pode fazer com que um animal seja imperceptível no meio ambiente

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A camuflagem pode ser de dois tipos:

  • Homocromia: nesse tipo, os organismos apresentam padrões de coloração que são geneticamente fixados. Os organismos, nesse caso, possuem cor semelhante a areia, folhas, galhos ou outras estruturas, tornando-os parecidos com o meio. Um exemplo é o camaleão, que apresenta cromatóforos para garantir sua mudança de cor à medida em que ele desloca-se pelo ambiente. Outro exemplo é o peixe linguado, o qual apresenta o corpo com coloração que imita o fundo do local onde esse animal vive.

  • Homotipia: é a camuflagem pelo chamado “comportamento de decoração”. Nesse caso, o organismo é semelhante a alguma estrutura do ambiente em que vive. Como exemplos, podemos citar o bicho-folha, que se assemelha a uma folha, e o bicho-pau, que apresenta grande semelhança com gravetos.

→ Qual a diferença entre camuflagem e mimetismo?

No mimetismo, as espécies apresentam características que as tornam semelhantes a outras espécies perigosas. Esse é o caso, por exemplo, da cobra coral falsa e da cobra coral verdadeira. Na camuflagem, no entanto, o que percebemos não é uma semelhança física e comportamental entre espécies e, sim, uma tentativa de esconder-se no ambiente.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Camuflagem"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/camuflagem.htm. Acesso em 13 de abril de 2025.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

A camuflagem é uma adaptação extremamente importante para alguns animais. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que melhor define essa adaptação.

a) Camuflagem é a capacidade de um organismo imitar outro.

b) Camuflagem caracteriza-se pela presença de cores fortes, que alertam os predadores sobre perigo.

c) Camuflagem é uma adaptação que faz com que o animal torne-se menos visível no ambiente.

d) Camuflagem é uma adaptação que permite a liberação de substâncias tóxicas sem que o predador perceba.

e) Camuflagem é uma técnica que permite ao animal adentrar em locais escuros.

Exercício 2

Existem dois tipos básicos de camuflagem. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que indica o nome do tipo de camuflagem no qual os organismos apresentam padrões de coloração geneticamente determinados que lembram a cor do meio em que vivem.

a) Homocromia

b) Homotipia

c) Heterotipia

d) Mimetismo

e) Heterocromia

Exercício 3

(UNCISAL) Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Mimetismo é um tipo de adaptação no qual o indivíduo de uma espécie mostra-se totalmente diferente de outro indivíduo da outra espécie.

II. Camuflagem é um tipo de adaptação em que a espécie revela a mesma cor do meio em que vive.

III. Adaptações morfológicas implicam alterações anatômicas ou estruturais das espécies.

IV. Adaptações fisiológicas acontecem somente em animais.

a) II e III estão erradas

b) I e II estão erradas

c) I e IV estão erradas

d) II e IV estão erradas

e) Todas estão erradas

Exercício 4

(U. F. UBERLÂNDIA) Os louva-a-deus e as esperanças são verdes e vivem em folhagens que também são verdes.

A adaptação a que se refere a frase e sua função biológica são, respectivamente:

a) Dimorfismo sexual, atrair o sexo oposto.

b) Mimetismo, regular a temperatura corporal.

c) Camuflagem, proteger contra predadores.

d) Comensalismo, evitar competidores.

e) Mutualismo, garantir a sobrevivência.