Topo
pesquisar

Anorgasmia

Sexualidade

PUBLICIDADE

A anorgasmia é a inibição do orgasmo feminino que se manifesta após a excitação sexual. Pode ter relações com fatores biológicos e psicológicos como falta de intimidade com o próprio corpo e com o parceiro, tabus, fatores religiosos, falta de informação, insegurança, medo de engravidar, traumas sexuais, baixa auto-estima, estresse, ansiedade, alterações neurológicas, lesões na medula ou no sistema nervoso periférico, álcool, drogas e outros.

A anorgasmia pode ser primária se a mulher nunca atingiu o orgasmo, secundária quando por algum motivo ela se inibe, total quando nenhum estímulo é capaz de fazer a mulher chegar ao orgasmo e situacional quando acontece em determinadas situações.

O tratamento para a anorgasmia varia de acordo com cada caso, mas basicamente é feito através da psicoterapia que cria condições para que a pessoa se conheça mais, aumenta a auto-estima e segurança da mulher, facilita a comunicação entre o casal e outros.

Por Gabriela Cabral

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Gabriela Cabral da Silva. "Anorgasmia"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/sexualidade/anorgasmia.htm>. Acesso em 25 de abril de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA