Topo
pesquisar

Como saber se estou obeso?

Saúde na Escola

Para saber se você é obeso, um bom indicador é o IMC (Índice de Massa Corporal) que é calculado pela divisão da massa pela altura ao quadrado.
PUBLICIDADE

Entre os dias 05 e 09 de março de 2012, o Ministério da Saúde lançou uma campanha em combate à obesidade de crianças e adolescentes no país. O alvo dessa campanha foram as escolas públicas de diversos municípios.

Essa iniciativa é importante, pois muitos fatores podem desencadear a obesidade. Mas antes de ver esses fatores e verificar se você pode se incluir entre os que estão realmente acima do peso, veja o que é obesidade:

Conceito de obesidade

Muitos fatores podem desencadear esse desequilíbrio, mas os principais são:

*Hábitos alimentares: nota-se um consumo cada vez mais frequente de alimentos industrializados, geralmente com alto teor calórico às custas de gordura saturada e colesterol. Além disso, o hábito de omitir refeições e o consumo de refeições rápidas fazem parte do estilo de vida de muitos adolescentes;

*Sedentarismo: esse sedentarismo se deve principalmente aos avanços tecnológicos, como se verifica entre as crianças e os adolescentes que permanecem muitas horas assistindo televisão, jogando videogame ou na frente do computador;

* Fatores genéticos: muitos pais, familiares, médicos e outras autoridades que lidam com as crianças, como os professores, costumam negligenciar a necessidade de um tratamento contra a obesidade, pois acham que isso se resolverá quando a criança se tornar adolescente. Porém, a chance da criança e do adolescente obesos permanecerem obesos na idade adulta é muito alta, pois a relação entre o sobrepeso dos pais e de filhos é grande e resulta do compartilhamento da hereditariedade e do meio ambiente;

* Problemas emocionais: problemas emocionais, como depressão, podem levar a pessoa a se alimentar em excesso;

* Maturação sexual: principalmente no caso das meninas, a maturação sexual precoce relaciona-se com o aumento de estatura e peso, desenvolvimento muscular e aumento dos depósitos de gordura.

Principais causas da obesidade

Para saber se você se enquadra entre os que estão obesos, foi estabelecido um padrão de referência de obesidade, denominado Índice de Massa Corporal (IMC). Esse índice é feito por meio da seguinte fórmula matemática:

Índice de Massa Corporal (IMC)

Se o resultado desse cálculo for superior a 30 kg/m2, a pessoa é considerada obesa.

Por exemplo, digamos que um adolescente tenha 1,5 m de altura e pese 70 kg. Seu IMC seria calculado da seguinte maneira:

IMC = 70 kg
           (1,5 m)2

IMC = 70 kg
            2,25 m2

IMC = 31,1 kg/m2

Esse resultado indica que o adolescente está obeso e precisa de um tratamento.

É verdade que pode haver uma variação com a idade e com a maturidade sexual, principalmente no que diz respeito aos adolescentes. No entanto, o IMC tem sido considerado um bom indicador de obesidade em adolescentes, apresentando importante correlação com medidas de dobras cutâneas e com a densitometria.

Para minimizar os erros nos resultados, costuma-se usar no caso de crianças e adolescentes, o IMC percentil, o qual indica a posição relativa do IMC da criança ou adolescente em relação a outras crianças e adolescentes do mesmo sexo e idade.

A seguir temos um diagrama que mostra as categorias de classificação de peso para crianças e adolescentes:

Escala de IMC Percenti

Para adultos, temos a seguir uma escala de IMC para todos os resultados que podem ser obtidos:

Escala de Índice de Massa Corporal (IMC)

Se você se encontra nas faixas de sobrepeso, obesidade ou obesidade mórbida, oriente-se sobre as medidas que você deve tomar para ficar com um peso normal e saudável. O importante é diagnosticar as causas da obesidade, que é uma doença crônica, e atacá-las, encarando o problema e fazendo o tratamento correto.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Como saber se estou obeso?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/como-saber-se-estou-obeso.htm>. Acesso em 04 de dezembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA