Topo
pesquisar

Mistura eutética

Química

PUBLICIDADE

Uma mistura eutética tem o comportamento igual ao de substâncias puras quando submetidas à fusão, apesar de serem formadas por dois elementos ou compostos distintos. O nome da mistura vem do grego eutekos = facilmente fundida. Em se tratando de fusão, logo percebemos que diz respeito à substâncias sólidas.

O melhor exemplo de misturas eutéticas são as ligas metálicas como a solda, o bronze, entre outras. Para quem não sabe, o bronze é obtido através da mistura eutética de cobre (Cu) e estanho (Sn), e a solda é uma liga de estanho e chumbo (Pb).

A temperatura durante o período de fusão dos metais se mantém inalterada (PF constante). Se fosse uma mistura comum, um dos ingredientes iria se fundir primeiro, mas neste caso o ponto de fusão é o mais baixo possível, e todos seus constituintes cristalizam simultaneamente a partir do líquido. Ou seja, o ponto de fusão de uma mistura eutética é inferior às temperaturas de fusão de cada componente da mistura.

Retomando o exemplo da solda, temos que o ponto de fusão dessa é menor que o de seus componentes isolados. A solda funde a uma temperatura de 183 °C, enquanto o estanho funde a 232 °C e o chumbo a 327 °C.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Mistura eutética"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/mistura-eutetica.htm>. Acesso em 26 de julho de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA