Topo
pesquisar

Ligação Metálica

Química

PUBLICIDADE

Os metais são elementos químicos presentes na Tabela Periódica. Eles apresentam propriedades únicas que se diferem das outras substâncias: ametais, gases, etc.

Se fosse possível visualizar a estrutura de um metal de forma bem nítida veríamos os retículos cristalinos presentes nos metais sólidos. Esses retículos são compostos de cátions envoltos por uma espessa camada de elétrons. Como se sabe, os íons cátions apresentam carga + e os elétrons - .

Na composição atômica existe a camada de valência, e os elétrons se movimentam livremente por essa camada mantendo a atração eletromagnética pelos cátions. Essa propriedade permite a formação das moléculas de metais e, consequentemente, dos próprios metais.

É justamente toda essa estrutura do metal que lhe concede a capacidade de ser ótimo condutor de corrente elétrica. É importante ressaltar que os metais conduzem eletricidade estando no estado sólido ou líquido (metal fundido). Inclusive, existe um metal que se encontra no estado líquido na natureza, que é o mercúrio, cujo símbolo atômico é Hg.

Quanto ao aspecto físico dos metais, o que se pode dizer é que, em geral, possuem um aspecto metálico (cinza brilhante). Os que fogem a esta regra são o ouro (Au) e o cobre (Cu), que apresentam cor dourada e avermelhada, respectivamente.

Até agora falamos apenas dos metais no estado puro como: ouro, cobre, mercúrio. Mas em nosso cotidiano usamos muito mais o que chamamos de ligações metálicas. Mas o que exatamente é uma liga de metais? São materiais com propriedades metálicas que contêm em sua composição um outro elemento sem ser metal.

As ligas metálicas são preferenciais na fabricação de alguns objetos, por possuírem características que os metais puros não possuem, como por exemplo: a liga de ouro usada nas joalherias. A característica dessa liga é de aumentar a dureza do material, a liga de ouro é composta pela ligação entre ouro, prata e cobre.

Veja mais exemplos:

Amálgama dental: liga de mercúrio, prata e estanho, é usada nas obturações dentárias;

Bronze: liga de cobre e estanho, é aplicada na fabricação de sinos, estátuas e moedas;

Aço inoxidável: liga de carbono, ferro, cromo e níquel, através da ligação entre estes metais é possível fabricar utensílios de cozinha como talheres e ainda peças de carro. Esse material possui uma vantagem especial: não se enferruja.

Por Líria Alves
Graduada em Química
 

Veja mais! Como se forma a ligação metálica?
Polaridade das ligações

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Ligação Metálica"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/ligacao-metalica.htm>. Acesso em 03 de dezembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA