Topo
pesquisar

Como medir a pressão atmosférica?

Química

PUBLICIDADE

O ar tem peso? Se você ainda não sabe fica sabendo agora: existe um aparelho específico para medir a pressão que o ar exerce sobre nós. Consiste num tubo capilar de 100 cm de comprimento, fechado em uma das extremidades e que contém mercúrio. Este tubo se encontra imerso em um recipiente que contém mercúrio e recebe o nome Barômetro de Torricelli.

Se não existisse esse aparelho seria necessário fazer inúmeros cálculos até chegar a um resultado não muito confiável. O Barômetro é seguro e eficiente e funciona da seguinte forma: o tubo cheio de mercúrio mostra a pressão, o metal líquido escoa até o ponto de 76 cm, este será o valor de pressão obtido a nível do mar e é considerado o normal, pode ser representado por 760 mmHg ou 1 atmosfera (1 atm).

E quem foi o inventor deste prático aparelho? O cientista italiano chamado Evangelista Torricelli (1608-1647) propôs em 1.643 que a pressão atmosférica podia ser medida através de instrumentos, após muitos estudos surge então o Barômetro de Torricelli, o qual recebeu esta nomenclatura em homenagem a seu inventor.

Então, vamos considerar o seguinte: a pressão atmosférica afeta o peso da coluna de mercúrio no tubo, uma vez que quanto maior a pressão do ar, mais comprida fica a coluna de mercúrio. Como a altura da coluna de mercúrio varia conforme a altitude em que é medida, ocorre que em altitudes elevadas a pressão atmosférica diminui e a altitudes inferiores ela se eleva.

A pressão atmosférica pode ser calculada, multiplicando-se o peso da coluna de mercúrio pela densidade do mercúrio e pela aceleração da gravidade.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Como medir a pressão atmosférica?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/como-medir-pressao-atmosferica.htm>. Acesso em 07 de dezembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA