Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é difração?

O que é Física?

A difração é a capacidade das ondas de contornar obstáculos. Esse fenômeno pode acontecer com qualquer tipo de onda.
Ao depararem-se com um obstáculo, as ondas podem contorná-lo
Ao depararem-se com um obstáculo, as ondas podem contorná-lo
PUBLICIDADE

A difração pode ser definida como a capacidade das ondas em contornar obstáculos. Quando uma onda choca-se com um obstáculo que possui uma abertura com dimensões comparáveis a seu comprimento, as partes da onda que passam pelo espaço aberto alargam-se e atingem as regiões opostas ao obstáculo.

Na imagem acima, depois que as ondas passam pela fenda, elas tornam-se circulares, assim, conseguem atingir toda a região posterior ao obstáculo.

Tamanho da fenda

À medida que o tamanho da fenda por onde as ondas passam aumenta, em relação ao comprimento de onda, o fenômeno de difração torna-se menos intenso. Na imagem a seguir, o obstáculo apresenta uma abertura maior que na imagem anterior. Isso não impede a ocorrência da difração, porém ela acontece de forma menos intensa.

Difração e tipos de ondas

O fenômeno da difração ocorre com todos os tipos de ondas. Com as ondas sonoras, por exemplo, pode-se perceber a ocorrência desse fenômeno quando duas pessoas mantêm a conversação mesmo quando há um obstáculo interposto entre elas, como um muro.


Por Joab Silas
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas Da Silva. "O que é difração?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-difracao.htm>. Acesso em 21 de janeiro de 2018.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA