Topo
pesquisar

Os Números na Visão da Geometria

Matemática

PUBLICIDADE

Os números que atualmente conhecemos foram criados pelos hindus e apresentados ao mundo, pelos árabes. Por isso, a denominação indo-arábico. A praticidade do sistema baseado na utilização de dez dígitos, foi introduzido na Europa pelo matemático italiano, Fibonacci. Até então, os europeus utilizavam o sistema de numeração dos romanos, considerado como complicado, principalmente em relação à efetuação de cálculos matemáticos.
A facilidade em trabalhar com os números indo-arábicos é inquestionável, mas o que se torna intrigante em toda essa evolução, é o nome dado aos símbolos. Muitos dizem que a nomeação diz respeito a questões relacionadas à Geometria, baseando-se no estudo dos ângulos. Os números são considerados símbolos, e ao longo da história foram sendo aperfeiçoados, chegando a essa notação visual que conhecemos. A escrita de cada número na sua forma padrão, isto é, sem implementações gráficas de outros povos, fora associada à Geometria. Observe:

 

O número 1 possui um ângulo
O número 2 possui dois ângulos
O número 3 possui três ângulos
O número 4 possui quatro ângulos
[...] [...] [...] [...] [...]
O zero não possui nenhum ângulo

 

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

Geometria Plana - Matemática - Brasil Escola


Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Marcos Noé Pedro Da. "Os Números na Visão da Geometria "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/matematica/os-numeros-na-visao-geometria.htm>. Acesso em 26 de agosto de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA