Topo
pesquisar

Haja vista ou Haja visto?

Gramática

Haja vista ou haja visto? Tendo em vista que somente a primeira é a correta, ela representa uma expressão com a qual usualmente nos deparamos, sendo expressa somente no feminino e isenta de quaisquer flexões.
PUBLICIDADE

Por certo você tem interesse em ampliar seu conhecimento, haja vista a importância das habilidades requisitadas pela linguagem escrita, não é verdade?

Pois bem, como pôde perceber, há no enunciado uma expressão em destaque (haja vista) que representa o alvo de nossa discussão. Para tanto, analisemos outros enunciados em que essa mesma expressão se evidencia, só que flexionada. Observe:


A expressão “haja vista” se caracteriza como a adequada, pois, independentemente de quaisquer pormenores, apresenta-se como invariável.

Fazendo uma analogia entre os enunciados linguísticos, cumpre dizer que a expressão “haja vista” representa uma expressão verbal perifrástica, ou seja, desenvolvida, e que equivale à forma sintética “veja”. No que tange ao verbo haver, ele está flexionado e demarcado pela terceira pessoa do imperativo afirmativo.   

Assim, mediante tais pressupostos, torna-se imperioso ressaltarmos que a referida expressão somente se considera adequada quando está expressa no feminino, visto que equivale à “vista”, com o sentido de “olho”, e quando se mostra isenta de qualquer flexão (invariável, portanto). Logo, opte sempre por ela:

Haja vista os conhecimentos aqui adquiridos, faça bom uso deles sempre que necessário for.

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria Do Nascimento. "Haja vista ou Haja visto? "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/gramatica/haja-vista-ou-haja-visto.htm>. Acesso em 30 de abril de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA