Topo
pesquisar

Bacharel ou bacharela?

Gramática

PUBLICIDADE

Observe estes enunciados:

Carlos é bacharel em Direito.

Chegou a mais nova bacharela em Psicologia

Atendo-nos a tais substantivos, estes nos remetem à mesma ideia contida nos substantivos relacionados à presidente e presidenta, não é verdade? Mas, discorreremos acerca de usas particularidades para que este impasse possa se esclarecer da melhor forma possível.

Renomados gramáticos, tais como Luís Antônio Sacconi, Domingos Paschoal Cegalla admitem que a forma bacharela é perfeitamente aceita. Mas será que este também pode ser considerado um substantivo comum de dois, semelhantemente a presidente? Assim, no caso de uma reposta afirmativa, poderíamos dizer:

Chegou a mais nova bacharel em Psicologia.

Contudo, por mais que possa parecer estranho, sobretudo no que se refere a termos sonoros (bacharela), o correto é optarmos por tal forma.

Tal afirmativa torna-se ainda mais reforçada quando consultamos o VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa) e constatamos que o substantivo bacharel possui sua forma feminina.

Portanto, quando for utilizá-lo, opte pela maneira correta, relativa à segunda opção:  

Chegou a mais nova bacharela em Psicologia.

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria Do Nascimento. "Bacharel ou bacharela? "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/gramatica/bacharel-ou-bacharela.htm>. Acesso em 29 de agosto de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA