Topo
pesquisar

Bacharel ou bacharela?

Gramática

PUBLICIDADE

Observe estes enunciados:

Carlos é bacharel em Direito.

Chegou a mais nova bacharela em Psicologia

Atendo-nos a tais substantivos, estes nos remetem à mesma ideia contida nos substantivos relacionados à presidente e presidenta, não é verdade? Mas, discorreremos acerca de usas particularidades para que este impasse possa se esclarecer da melhor forma possível.

Renomados gramáticos, tais como Luís Antônio Sacconi, Domingos Paschoal Cegalla admitem que a forma bacharela é perfeitamente aceita. Mas será que este também pode ser considerado um substantivo comum de dois, semelhantemente a presidente? Assim, no caso de uma reposta afirmativa, poderíamos dizer:

Chegou a mais nova bacharel em Psicologia.

Contudo, por mais que possa parecer estranho, sobretudo no que se refere a termos sonoros (bacharela), o correto é optarmos por tal forma.

Tal afirmativa torna-se ainda mais reforçada quando consultamos o VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa) e constatamos que o substantivo bacharel possui sua forma feminina.

Portanto, quando for utilizá-lo, opte pela maneira correta, relativa à segunda opção:  

Chegou a mais nova bacharela em Psicologia.

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria Do Nascimento. "Bacharel ou bacharela? "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/gramatica/bacharel-ou-bacharela.htm>. Acesso em 08 de fevereiro de 2016.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
  • Will Castroterça-feira | 27/10/2015 07:32Hs
    Bom dia, achei interessante e agora tenho dúvidas sobre a existência do substantivo comum de dois, ele ainda existe? Porque depois de "presidenta", reconheço que não estou entendendo quase nada e de certa forma, já estou perdendo a graça com nosso idioma, os gêneros e classificações dos substantivos estão se tornando muito estranhos para mim, que sempre presei pelo português bem falado, nada contra a explicação que muito gentilmente a querida nos prestou, mas com os rumos da educação do nosso país, temo pelo futuro da nossa Língua, desejo não estar errado no meu modo de pensar, contudo muitas coisas me remetem achar que sou um último romântico neste assunto.
  • Deuzaneth Tauchenquarta-feira | 28/08/2013 11:14Hs
    Estou satisfeita com a resposta, pois tirei a dúvida que tinha a respeito do substantivo.
  • Sérgio Gomessábado | 04/02/2012 19:28Hs
    Parabéns, estou satisfeito com as explicações, confesso que até então tinha muita dúvidas sobre o meu questionamento. Agora, não tenho mais!!! Sucesso Sérgio Gomes- cerimonialista
  • Elvis guilherme lessa batistaquinta-feira | 16/12/2010 14:20Hs
    É eu pode perceber que é assim mesmo que devo falar de uma maneira certa, não só como exemplo dado mas outras palavras ao serem faladas prestar atenção e pronunciar certo, aprendi sobre este assunto que acabei de dar uma estudada aqui nesta página! É muito bom aprender junto a vocês.Bjos.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA