Topo
pesquisar

Terra, planeta da vida

Geografia

PUBLICIDADE

A biosfera é a parte onde desenvolve a vida, responsável por dar condições de propagação aos seres vivos (animais e vegetais), a temperatura média da Terra é de 15oC, essencial para o desenvolvimento da vida.

Em planetas como Vênus e Mercúrio a temperatura é de 100o C e nos outros a temperatura é de 40o C. Os elementos que proporcionam a propagação da vida são temperatura, água e oxigênio, indispensável para qualquer ser vivo.

A biosfera é composta ou constituída pela hidrosfera (parte líquida presente na Terra, mares, rios, lagos etc.), atmosfera (conjunto de gases que envolvem a Terra, responsável pela consolidação dos climas e fenômenos, como chuva, ventos, neve) e litosfera (é a superfície terrestre onde habita os seres vivos e palco das relações humanas).

A biosfera aborda dos menores aos maiores ecossistemas.
Ecossistema é um conjunto de relações entre seres vivos e os elementos físicos da natureza, como solo, água, ar e energia solar, essas relações ocorrem em qualquer dimensão.

As variedades de ambientes ocorrem em decorrência das diferenças climáticas, de relevo e quantidade de energia solar, e tudo isso possui uma relação de interdependência dos elementos, isso significa que caso um ecossistema sofra alguma alteração, os reflexos poderão ser percebidos também em outros ecossistemas.

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo De. "Terra, planeta da vida"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/terra-planeta-vida.htm>. Acesso em 29 de maio de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA