Topo
pesquisar

Ruanda

Geografia

Ruanda é um país que sofre com altos índices de mortalidade infantil, pobreza, subnutrição, analfabetismo, entre outros problemas sociais.
Bandeira de Ruanda
Bandeira de Ruanda
PUBLICIDADE

Localizado no continente africano, Ruanda possui um território montanhoso e sem saída para o mar, fazendo fronteiras com Burundi (ao sul), República Democrática do Congo (a oeste), Uganda (ao norte) e Tanzânia (a leste).

O processo de dominação alemã na região que atualmente corresponde a Ruanda teve início na segunda metade do século XIX. Com a derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a Bélgica assumiu o controle de Ruanda. Entretanto, com o fim da Segunda Guerra Mundial (1945), a Organização das Nações Unidas (ONU) ficou responsável pela administração do país africano. A independência nacional só foi conquistada em 1 de julho de 1962.

Ruanda é um país marcado pelos conflitos entre dois grupos étnicos: hutus (90% da população) e tutsis (9%). Durante o processo de colonização feito pela Bélgica, os tutsis, mesmo sendo minoria, foram os escolhidos pelo poder colonial para governar o país. A maioria hutu ficou excluída do processo socioeconômico. No entanto, em 1959, os hutus se revoltaram com a condição em que estavam e assumiram o poder em 1961. Esse fato proporcionou o início da perseguição aos tutsis, que se agravou em 1994 com a morte dos presidentes de Ruanda e Burundi. Conforme dados da ONU, o genocídio no país provocou a morte de aproximadamente 1 milhão de ruandeses, sendo que 90% das vítimas eram de origem tutsi.

Além dos constantes conflitos étnicos, os habitantes sofrem com vários problemas socioeconômicos. Mais de 57% dos ruandeses vivem abaixo da linha de pobreza, ou seja, com menos de 1,25 dólar por dia; a subnutrição atinge 40% da população; a taxa de mortalidade infantil é de 97 óbitos a cada mil nascidos vivos; o índice de analfabetismo é de 35% e os serviços de saneamento ambiental são proporcionados para apenas 22% das residências.

A economia nacional é pouco desenvolvida, sendo a agricultura responsável por empregar a maioria dos habitantes – 90% da força de trabalho. Os principais cultivos são: banana, mandioca, feijão, sorgo e, principalmente, chá e café, que são os produtos de exportação. A indústria baseia-se nos seguintes segmentos: têxtil, alimentícia, bebidas, tabaco e petroquímica.
 


Brasão de Armas de Ruanda

Dados de Ruanda:

Extensão territorial: 26.338 km².

Localização: África.

Capital: Kigali.

Clima: Tropical de altitude.

Governo: República com forma mista de governo.

Divisão administrativa: 5 províncias e 30 distritos.

Idiomas: Francês, inglês, quiniaruada (oficiais), quissuaíle.

Religiões: Cristianismo 77,7% (católicos 46,5%, protestantes 20,4%, outras 10,8%), crenças tradicionais 8,7%, islamismo 12,8%, outras 0,8%.

População: 9.997.614 habitantes. (Homens: 4.842.097; Mulheres: 5.155.517).

Composição: Hutus 90%, tutsis 9%, tvás 1%.

Densidade demográfica: 380 hab/km².

Taxa média anual de crescimento populacional: 2,6%.

População residente em área urbana: 18,56%.

População residente em área rural: 81,44%.

População subnutrida: 40%.

Esperança de vida ao nascer: 45,8 anos.

Domicílios com acesso à água potável: 65%.

Domicílios com acesso à rede sanitária: 22%.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,385 (baixo).

Moeda: Franco ruandês.

Produto Interno Bruto (PIB): 4,5 bilhões de dólares.

PIB per capita: 345 dólares.

Relações exteriores: Banco Mundial, FMI, OMC, ONU, UA.
 


Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Países - Geografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Ruanda"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/ruanda.htm>. Acesso em 22 de setembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA