Topo
pesquisar

Relevo submarino

Geografia

Assim como no continente, existem várias formas de relevo submarino, como, por exemplo, a bacia oceânica e as fossas marinhas.
PUBLICIDADE

Os oceanos, assim como o continente, possuem relevo, ou seja, irregularidades na superfície. O estudo sobre o relevo submarino teve início somente em meados do século XIX, no entanto, a busca com maiores resultados ocorreu apenas após a década de 40, quando existiam tecnologias e técnicas para uma melhor compreensão das informações coletadas.

A partir de diversas pesquisas ficou constatado que no fundo dos oceanos existem várias formas de relevo, porém as principais são:

- Planalto continental: corresponde a uma zona de transição entre a massa continental e o fundo dos oceanos, a declividade entre os pontos é modesta, o relevo possui 70 quilômetros e 200 metros de profundidade.

- Ilhas oceânicas: são pequenas extensões de terras emersas que se formam no fundo dos oceanos e se afloram na superfície.

- Talude continental: área de alta declividade muito estreita, esse tipo de relevo tem início a 200 metros de profundidade e pode atingir aproximadamente 2.000 metros.

- Bacia oceânica: área sedimentar que se encontra em regiões profundas do oceano com profundidade que oscila entre 2.000 a 5.000 metros e relevo suave.

- Fossas marinhas: áreas profundas dos oceanos que podem atingir 8.000 metros.

- Cadeias oceânicas: As maiores cadeias de montanhas do mundo estão localizadas no assoalho oceânico.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo De. "Relevo submarino "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/relevo-submarino.htm>. Acesso em 30 de maio de 2016.

Geografia do Brasil Relevo brasileiro
Imagem aérea do Atol das Rocas
Geografia do Brasil Atol das Rocas
As ilhas são classificadas em diferentes tipos conforme as suas formações
Geografia Tipos de ilha
O relevo submarino nas dorsais oceânicas costuma ser mais acidentado
Geografia Dorsais oceânicas
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA