Topo
pesquisar

Os Tipos de Carga elétrica

Física

PUBLICIDADE

Os tipos de carga elétrica foram definidos após inúmeros estudos realizados a fim de identificar os fenômenos da eletricidade.

Quem inicialmente observou a repulsão causada por cargas elétricas iguais foi Otto Von Guericke, mas foi em meados de 1730
que o francês Charles DuFay, através de estudos e experimentos realizados, pôde demonstrar a existência de atração e repulsão entre as cargas elétricas.

Enfim, após inúmeras pesquisas, experimentos e observações feitas com prótons, elétrons e nêutrons, os físicos chegaram a seguinte conclusão:
 


Atração e repulsão entre partículas elétricas

Os nêutrons também foram estudados por inúmeros cientistas, que observaram que os nêutrons não geram nenhum tipo de carga elétrica (nem positiva, nem negativa), isso independente de estarem na presença de prótons, elétrons ou mesmo entre nêutrons.

Eles, os nêutrons, não produzem nenhum tipo de força elétrica.

Em virtude desses fatos, concluiu-se que existiam dois tipos de cargas elétricas, sendo uma para o próton e uma para o elétron.

Por convenção, ficou definido que a carga do elétron seria representada matematicamente pelo sinal negativo (sendo então a carga negativa) e a do próton pelo sinal positivo (carga positiva).

Com isso identificamos que:

• Cargas elétricas positivas se repelem.
• Cargas elétricas negativas se repelem.
• Cargas elétricas de sinais contrários (positiva e negativa) se atraem.
 


Atração e repulsão entre as cargas

Por Talita A. Anjos
Graduada em Física
Equipe Brasil Escola

Eletricidade - Física - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ANJOS, Talita Alves dos. "Os Tipos de Carga elétrica"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/os-tipos-carga-eletrica.htm>. Acesso em 03 de dezembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA