Topo
pesquisar

O que é pressão máxima de vapor?

Física

Denominamos pressão máxima de vapor aquele tipo de pressão em que as fases gasosa e líquida coexistem em equilíbrio.
PUBLICIDADE

No estudo da Termodinâmica aprende-se que a evaporação é um fenômeno físico que ocorre em qualquer temperatura, pelo fato de a superfície ficar exposta ao meio ambiente. É certo então dizer que sem fornecer calor à água ela evaporará. A evaporação ocorre porque as moléculas com maior velocidade conseguem escapar através da superfície livre do líquido. Sendo assim, na evaporação a temperatura do líquido diminui, pois quando as moléculas com maior velocidade escapam, a energia cinética diminui.

Quando se coloca em um recipiente fechado certa quantidade de água, à determinada temperatura, logo se inicia o processo de evaporação da água contida no recipiente. Algum tempo depois, a evaporação dentro do recipiente isolado irá parar. Ao cessar a evaporação dentro do recipiente isolado, ele estará saturado de vapor, isto é, estará cheio de vapor de água.

A pressão interna no recipiente é exercida pelo próprio vapor de água, logo, dá-se o nome à pressão interna de pressão máxima de vapor e o vapor contido no recipiente é denominado vapor saturante. Se porventura a temperatura do líquido aumentar, ele começará a evaporar-se novamente; em consequência disso, aumentará também a pressão interna.

Com isso, conclui-se que:

aumentando a temperatura

aumenta-se a energia cinética das moléculas

mais moléculas escapam da superfície do líquido

mais vapor

aumenta-se a pressão


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques Da. "O que é pressão máxima de vapor?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/o-que-pressao-maxima-vapor.htm>. Acesso em 27 de setembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA