Topo
pesquisar

Cicatriz

Doenças e patologias

Cicatrizes podem ser desconfortantes para seus portadores
Cicatrizes podem ser desconfortantes para seus portadores
PUBLICIDADE

Não há no mundo quem nunca caiu e teve um ferimento, por menor que seja. Ou por acidente qualquer teve alguma lesão no corpo. Normalmente a cicatriz fica um pouco feia e principalmente para as mulheres, gera um certo desconforto por mostrar "imperfeições". Entenda um pouco mais sobre esse companheiro do nosso corpo.

Cicatriz é o fechamento de uma lesão na derme provocada por um acidente ou cirurgia. Quando acontece a ruptura da derme, o colágeno vai sendo remodelado de maneira que a lesão seja fechada até que haja a regeneração das células no local ferido. A cicatriz varia de acordo com a sutura cutânea do organismo e é classificada em:

Normotrófica: quando o local da lesão fica igual ao estado anterior à lesão;

Artrófica: quando ocorre a perda do tecido ou ocorre a sutura cutânea inadequada;

Hipertrófica: quando a organização do colágeno fica desarmonioso;

Brida cicatricial: quando são localizadas nas articulações limitando suas funções.

Existem tratamentos capazes de melhorar a aparência das cicatrizes que podem ser utilizados associados ou não. Entre eles:

Intradermoterapia: consiste em aplicar medicamentos para estimular a produção e a organização do colágeno no local cicatrizado;

Betaterapia: consiste em utilizar radiação ionizante na pele para diminuir a produção do colágeno. É usada após uma cirurgia ou após o acidente que gerará uma cicatriz.

Cirurgia: faz-se uma cirurgia específica para a retirada da cicatriz considerada anormal. Normalmente associa-se algum outro tipo de tratamento para que a nova cicatriz seja normal.

Outro fator que incomoda na cicatrização é a queloide. A queloide acontece quando há uma grande produção de colágeno no local lesionado. Isso ocorre em razão da falta de inibidores do colágeno no local onde houve lesão. Para prevenir a queloide é necessário o uso de malha elástica, placa de silicone ou gel/creme adequados para inibir a produção exagerada de colágeno.
 

Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

Doenças - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Cicatriz"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/doencas/cicatriz.htm>. Acesso em 21 de novembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA