Topo
pesquisar

01 de setembro – Fundação do Sport Clube Corinthians Paulista

Datas Comemorativas

Fundado em 1910 por operários do Bairro do Bom Retiro, em São Paulo, o Corinthians conta atualmente com a segunda maior torcida do país.
Escudo atual do time, criado nos anos 80
Escudo atual do time, criado nos anos 80
PUBLICIDADE

Em 1º de setembro de 1910 um grupo de operários do bairro do Bom Retiro, localizado em São Paulo, inspirados na passagem de um time Inglês pelo Brasil, denominado Corinthian Football Club, criaram o Sport Club Corinthians Paulista. Mesmo sendo hoje um time multiesportivo, tendo equipes em outras modalidades como a Natação, Basquete, Remo, Futsal, Handebol, Futebol Americano, Futebol de Areia, MMA e Rugby, as maiores conquistas do clube vieram através do futebol.

A equipe, que desde a fundação foi formada por pessoas mais carentes da sociedade, aos poucos ficou reconhecida como time do povo. O clube foi um dos pioneiros a aceitar atletas negros em seu elenco. Seu primeiro presidente, o Alfaiate Miguel Battaglia, afirmou desde o início que o Corinthians seria o time do povo.

O primeiro campo veio improvisado de um terreno alugado na Rua José Paulino, que posteriormente foi plainado e virou campo. O time, que na época era considerado de várzea, em 1913 ganhou a primeira oportunidade de disputar o Campeonato Paulista, mas não obteve êxito, ficou em quarto lugar entre cinco equipes. No ano seguinte conquistou seu primeiro título, o Campeonato Paulista de 1914, de forma invicta com 10 vitórias em 10 jogos.

As décadas de 20 e 40 foram emblemáticas, no período o clube levou nove títulos paulistas, firmando-se como uma das equipes mais importantes de São Paulo e rivalizando assim com Societá Sportiva Palestra Itália, atual Palmeiras. Os anos seguintes foram de altos e baixos até 1961, quando o time entrou em crise e passou 22 anos sem títulos oficiais. O jejum terminou em 13 de outubro de 1977 com o título paulista, quando Basílio, aos 36 minutos do segundo tempo, fez o gol da vitória contra a Ponte Preta, fazendo daquele um dos títulos mais importantes para o time.

Democracia Corinthiana

Ao final de 1981, quando o time não conseguiu se classificar para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro de 1982, várias mudanças aconteceram na diretoria do clube e os jogadores passaram a ter voz ativa. O movimento encabeçado por Sócrates, Wladimir, Casagrande e Zenon instituiu um sistema de autogestão, em que jogadores, funcionários, comissão técnica e diretoria se reuniam para decidir sobre os mais diversos assuntos, como contratações, demissões e escalação do time, com base em votações. Esse movimento ficou conhecido como Democracia Corinthiana.

O movimento teve bons frutos, o clube foi o primeiro time brasileiro a usar dizeres publicitários em seus uniformes, o que o fez quitar todas as suas dívidas, além de conquistar o Campeonato Paulista de 82 e 83. Mas o fim do movimento se deu em 1984, quando teve início a articulação para a criação do clube dos 13, que para o ingresso do time era exigida a figura de um presidente.

Estádio

Em 2010, o time alvinegro, que até então tinha somente o parque São Jorge como estádio, anunciou a construção de uma nova casa, a Arena Corinthians. Construída ao longo de três anos, o estádio foi inaugurado em 19 de maio de 2014 em uma partida entre Figueirense e Corinthians válida pelo Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o jogo terminou com vitória por 1 a 0 para o time visitante.

Com capacidade para 49 mil lugares, a Arena Corinthians é o 11º maior estádio do Brasil. O local recebeu a abertura e seis jogos da Copa do Mundo 2014. Durante a Copa, o estádio teve capacidade para 63 mil torcedores, pois foram implantadas arquibancadas móveis.

Resumo dos Títulos

Entre as conquistas do clube estão 27 Campeonatos Paulistas, cinco Torneios Rio-São Paulo, três Copas do Brasil, Cinco Campeonatos Brasileiros, uma Recopa Sul-Americana, uma Copa Libertadores da América e dois Mundiais de Clubes da FIFA.

Hino

Guarani e Pirajá foram os autores do primeiro hino do Corinthians, em 1930, mas a canção não caiu no gosto da torcida. Só então em 1953, quando o radialista Lauro D’Ávila compôs o Campeão dos Campeões, o clube passou a ter um hino oficial.

“O Campeão dos Campeões”
Letra de Lauro D’Avila

Salve o Corinthians,
O campeão dos campeões,
Eternamente
Dentro dos nossos corações

Salve o Corinthians,
De tradição e glórias mil,
Tu és orgulho
Dos esportistas do Brasil

Teu passado é uma bandeira,
Teu presente é uma lição
Figuras entre os primeiros
Do nosso esporte bretão

Corinthians grande,
Sempre altaneiro
És do Brasil
O clube mais brasileiro

Torcida

O Timão, como é chamado pela torcida, tem 35,5% da preferência dos torcedores de São Paulo, sendo o time com maior número de seguidores do estado. Além disso, com mais de 30 milhões de torcedores espalhados em todo Brasil, o clube fica atrás somente do Flamengo no ranking de maior torcida brasileira.

Escudo

Enquanto o time alvinegro disputava somente torneios de várzea, a camisa não possuía nenhum brasão. O primeiro foi criado às pressas, em 1913, para o jogo contra o Minas Gerais, válido pela eliminatória da Liga Paulista daquele ano. Esse escudo era formado pelo entrelace das letras “C” e “P”. O símbolo que conhecemos hoje, com a Âncora, os remos e a boia surgiu em 1926, quando o Corinthians comprou o terreno do Parque São Jorge, onde eram disputados esportes aquáticos. Naquela época, o remo era um dos esportes mais tradicionais do clube. Em 1939 o novo distintivo começou a ser usado nas camisas.

O novo escudo pode ter dado origem ao apelido mais famoso do Corinthians: “timão”. O símbolo formado por dois remos e uma âncora tem forma circular e lembra o “volante” de uma embarcação, chamado de timão.


Por Letícia de Oliveira

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JANUáRIO, Letícia de Oliveira. "01 de setembro – Fundação do Sport Clube Corinthians Paulista"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/corinthians-futebol-clube.htm>. Acesso em 16 de agosto de 2017.

Palmeiras - Um dos maiores times do futebol brasileiro
Educação Física Palmeiras
A torcida do Corinthians e a bandeira do time
Educação Física Corinthians
O gigantesco estádio: Cícero Pompeu de Toledo, popularmente chamado de Morumbi
Educação Física São Paulo Futebol Clube
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA