Topo
pesquisar

A distribuição da população na região norte

Geografia do Brasil

Belém é uma das maiores cidades do norte
Belém é uma das maiores cidades do norte
PUBLICIDADE

A partir de 1980 a população da Região Norte obteve um bom nível de crescimento vegetativo, porém o número de habitantes ainda é modesto. Atualmente a população dessa região é composta por 15.864.454 habitantes, respondendo por apenas 8% do povo brasileiro, distribuída em uma gigantesca extensão territorial de 3 869 637,9 Km2. A população absoluta da Região Norte supera somente a da Região Centro-Oeste.

Dentro da Região Norte existe uma grande disparidade entre os estados quanto à concentração da população, por exemplo, o Pará abriga cerca de 7.581.051 habitantes, isso lhe dá a condição de mais populoso regionalmente, enquanto que Roraima possui apenas 450.479 habitantes.

De forma geral, a densidade demográfica de todos os estados do Norte é pequena, a população em sua maioria se encontra concentrada em centros urbanos (cidades), são aproximadamente 500 municípios.

Um aspecto comum da população da Região Norte, tanto habitantes do campo quanto das cidades, é a incidência de concentração de pessoas às margens de rios. As principais cidades da Região se encontram estabelecidas às margens de rios, como Manaus, Belém, Porto Velho, Santarém, Marabá e Altamira. Essa configuração recebe o nome de população ribeirinha.

O fato de a população se concentrar às margens de rios é proveniente de diversos fatores, o principal é a dificuldade para se locomover dentro da floresta Amazônica e a falta de infraestrutura de transporte, como rodovias e ferrovias, sendo assim, a melhor alternativa é a utilização dos rios com via de circulação (hidrovia).

Um problema enfrentado por praticamente todos os estados da região Norte é o desprovimento parcial de redes de esgoto e água tratada, existem estados como o Acre onde apenas 35% da população têm acesso à rede de esgoto, Tocantins 16%, e o estado de maior percentual não ultrapassa 50% (Pará).

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Região Norte - Geografia do Brasil - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "A distribuição da população na região norte "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-distribuicao-populacao-na-regiao-norte.htm>. Acesso em 25 de novembro de 2017.

Questão 1

Sobre a população da Região Norte marque (F) para as alternativas falsas e (V) para as alternativas verdadeiras.

a) O Norte é o maior e mais populoso complexo regional brasileiro.

b) Dos estados nortistas, apenas dois possuem população superior a 3 milhões de habitantes.

c) A Região Norte é a menos populosa e povoada entre todos os complexos regionais do país.

d) Roraima, localizado na Região Norte, é o estado menos populoso do Brasil.

e) Os fluxos migratórios com destino aos estados da Região Norte têm contribuído para aumentar o contingente populacional da Região.

Ver resposta
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA