PUBLICIDADE
Podemos classificar as células, a partir do conjunto cromossômico, em haploides, diploides e poliploides. Nos seres humanos, em condições normais, encontramos células haploides e diploides.
Tópicos deste artigo
- 1 - → O que são células haploides?
- 2 - Mapa Mental: Células Haploides, Diploides e Poliploides
- 3 - → O que são células diploides?
- 4 - → O que são células poliploides?
→ O que são células haploides?
Células haploides (n) são aquelas que possuem apenas um conjunto cromossômico. O processo responsável por formar células com metade do número de cromossomos de uma espécie é a meiose.
Nos animais, as células haploides formam apenas os gametas, mas, em outros organismos, como as algas do gênero Chlamydomona, observa-se a fase haploide durante grande parte do ciclo de vida.
Mapa Mental: Células Haploides, Diploides e Poliploides
*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!
Nos seres humanos, as células haploides são o espermatozoide e o ovócito: as células reprodutivas. O número de cromossomos da nossa espécie é 46, portanto, as células reprodutivas, ou seja, nossas células haploides, possuem 23 cromossomos. A presença da metade de cromossomos nessas células garante que, após a fecundação, o número de cromossomos seja restabelecido.
→ O que são células diploides?
Células diploides (2n) são aquelas que possuem dois conjuntos cromossômicos, ou seja, os cromossomos nessas células estão dispostos aos pares. Cada par possui cromossomos iguais (no que diz respeito ao tamanho e formato) e com os mesmos genes. Esses cromossomos iguais são chamados de homólogos.
As células diploides, na maioria dos animais, proliferam-se e formam um organismo multicelular. Isso quer dizer que todas as células do nosso corpo, com exceção dos gametas, apresentam 46 cromossomos. Em alguns organismos, no entanto, a fase diploide é apenas a do zigoto, como é o caso de algumas algas e leveduras.
→ O que são células poliploides?
As células poliploides são aquelas que possuem mais de dois conjuntos cromossômicos. A poliploidia é muito comum nas plantas e rara em animais.
Atenção: O número de cromossomos de uma espécie é constante.
Por Ma. Vanessa dos Santos