PUBLICIDADE
Normalmente quando pensamos em reumatismo, imaginamos aquelas dores que acometem as articulações, músculos e ossos. Entretanto, devemos saber que reumatismo não é uma doença única! Esse termo é usado para falar de cerca de 150 doenças diferentes que acometem nosso sistema musculoesquelético e tecido conjuntivo.
Ao contrário do que muitos pensam, as doenças reumáticas não estão restritas a problemas no sistema locomotor, acometendo, em alguns casos, órgãos como o coração, pulmão, rins, olhos e intestino. A origem dos reumatismos também é diversa, podendo ser degenerativa, autoimune ou infecciosa.
Dentre as principais doenças conhecidas tradicionalmente como reumatismo, podemos destacar:
-Artrose;
-Fibromialgia;
-Gota;
-Bursite;
-Artrite reumatoide;
-Lúpus eritematoso sistêmico.
Apesar do que muitos acreditam, essas doenças não são exclusivas de idosos, podendo inclusive atingir crianças, como é o caso da febre reumática. Outro mito gira em torno do frio, uma vez que diversas pessoas acreditam que essas doenças pioram com o declínio da temperatura. Esse fato também não é verdade, sendo que diversos tipos de reumatismo não são influenciados pela temperatura.
É importante salientar também que algumas doenças apresentam características de doença reumáticas, todavia, não são. Dentre as doenças que podem apresentar sintomas que as confundem com reumatismo, podemos destacar o hipotireoidismo, hipertireoidismo, tumores e algumas doenças infecciosas.
Ao sentir rigidez e dores nas articulações, vermelhidão, inchaço e dificuldade para movimentar braços e pernas, procure um médico. Um diagnóstico precoce é fundamental nesses casos, pois algumas doenças reumáticas podem desencadear incapacitações permanentes.
Por ser um termo utilizado para designar uma gama muito grande de enfermidades, não podemos falar sobre um tratamento para reumatismo. Sendo assim, um médico deverá ser consultado para que seja avaliada a doença que o paciente possui e só depois um tratamento poderá ser indicado.
Vale destacar que nenhum paciente deve ficar satisfeito com o diagnóstico de reumatismo, pois esse termo não determina qual doença você possui. Questione seu médico caso ele classifique sua doença como um simples reumatismo.
Algumas doenças reumáticas não possuem cura, entretanto, um tratamento correto e o acompanhamento por um profissional capacitado fazem com que pessoas com doenças reumáticas tenham uma vida normal e desenvolvam suas atividades normalmente.
Lembre-se de que o médico que irá tratar as situações descritas acima é o reumatologista.
Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia