PUBLICIDADE
A artrose é uma doença reumática que degenera os tecidos e a cartilagem presentes nas articulações provocando dor, deformação articular e limitação de movimentos. Também chamada de osteoartrose, ocorre principalmente nas articulações do joelho, coluna, quadril, mãos e dedos, podendo, também, influenciar no aparecimento do bico de papagaio.
Acredita-se que a artrose pode ocorrer através da hereditariedade, de anomalias nas células, de alterações metabólicas, traumatismos e fatores mecânicos. A doença é detectada através de radiografias. Pode ser assintomática, mas normalmente apresenta sinais como dor, dificuldade em movimentar o local, rigidez do local, ruídos nas articulações, inchaço e falta de firmeza.
A artrose se manifesta principalmente em indivíduos a partir dos 30 anos de idade. Em mulheres, a artrose ocorre de forma mais grave e com maior frequência. Normalmente a artrose ocorre próxima às unhas, no polegar e nos pés (joanete).
O tratamento para a doença deve iniciar-se o quanto antes para a obtenção de melhores resultados. O alívio da dor pode ser alcançado através de exercícios de alongamento, de postura, fortalecimento muscular, fisioterapia, analgésicos e anti-inflamatórios. Existem casos em que é necessário injetar medicamentos diretamente nas articulações. Há outros, ainda, que é preciso realizar cirurgias para a implantação de próteses articulares a fim de melhorar a movimentação e aliviar a dor.
As articulações que sofrem com a doença devem ser mantidas aquecidas, pois no frio a tendência é que a dor seja mais forte e mais frequente. Ao fazer caminhadas é importante parar para descansar se porventura houver a sensação de dor.
Por Gabriela Cabral