Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Tendinite

A tendinite é uma inflamação que ocorre nos tendões. Pode ser por motivos de esforço repetitivo, sobrecarga ou até mesmo por causa de uma alimentação incorreta.

A tendinite ocorre por causa de uma inflamação nos tendões
A tendinite ocorre por causa de uma inflamação nos tendões
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Os tendões são fibras resistentes agrupadas que se situam entre os músculos e o osso. Possuímos tendões em todas as partes dobráveis do nosso corpo. Por vezes esses tendões podem sofrer algum tipo de inflamação, causando a tendinite, que pode ter duas causas: a mecânica e a química.

A causa mecânica é provocada por esforços prolongados e repetitivos, além de sobrecarga. A causa química é provocada por alimentação incorreta e por algumas toxinas presentes no organismo. Também pode ocorrer quando os músculos e tendões não estão sendo suficientemente drenados, ocasionando a desidratação.

Os primeiros sintomas da tendinite são as dores. Além disso, a pessoa fica incapaz de realizar alguns movimentos simples, como caminhar, subir e descer escadas.

A tendinite pode ser facilmente confundida com artrite reumatoide, por isso exames mais detalhados são pedidos, para que seja feito um diagnóstico mais preciso. Geralmente, para se diagnosticar a tendinite, o médico recorre a exames como a radiografia ou a ultrassonografia.

O tratamento da inflamação no tendão irá depender da gravidade do caso. Há casos em que são prescritos apenas anti-inflamatórios; em outros, pode haver a imobilização do membro afetado com tala ou até mesmo gesso; enquanto que em casos muito graves pode haver a aplicação local de corticoides. Repouso e fisioterapia também são recomendados. Em casos de tendinite com origem química, os médicos indicam uma dieta alimentar especial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando o tratamento não é feito adequadamente e a fisioterapia não é feita pelo tempo determinado pelo médico, podem ficar algumas sequelas da tendinite. Isso pode levar até a um rompimento do tendão, que causa muitas dores e incapacidade para o trabalho e para atividades físicas.

A melhor forma de se prevenir da tendinite é tomando alguns cuidados, como:

→     Manter uma alimentação balanceada;
→     Antes de começar uma rotina de exercícios, condicionar os músculos;
→     Sempre fazer aquecimento antes de começar qualquer atividade física;
→     Quem trabalha muito com computador e faz movimentos repetitivos deve parar sempre e se alongar para evitar a LER (lesão por esforço repetitivo);
→     Procurar ajuda médica e seguir todas as orientações prescritas.


Paula Louredo
Graduada em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MORAES, Paula Louredo. "Tendinite"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/doencas/tendinite.htm. Acesso em 06 de julho de 2022.

De estudante para estudante


PUBLICIDADE

Estude agora


Variabilidade genética

Sempre que falamos de variabilidade genética, analisamos genótipos e fenótipos, observamos novas características,...

Área da esfera

Nesta videoaula, vamos realizar a demonstração para o cálculo da área de uma esfera e resolveremos um...