Topo
pesquisar

Ansiedade

Doenças e patologias

Algumas pessoas, quando ansiosas, róem as unhas
Algumas pessoas, quando ansiosas, róem as unhas
PUBLICIDADE

Diante de uma situação de perigo, ocorre no sistema nervoso central uma excessiva excitação, esta sensação ou sentimento é considerado ansiedade.

Os sintomas físicos da ansiedade são taquicardia, tremores, sudorese, tensão muscular, cefaléia (dor de cabeça), palpitação, dor no peito e/ou falta de ar.

A ansiedade pode estar ligada a uma complexidade de sentimentos de medo, apreensão, preocupação, inquietação, angústia, desassossego; provocando mal estar e tensão, pois esta é vista como uma perturbação psíquica. As pessoas que sofrem de ansiedade às vezes apresentam dificuldades para dormir, tem sono agitado ou leve, o que as fazem sentir sem energia e cansadas no decorrer do dia. Pode ocorrer também má digestão, dor de estômago e perturbações intestinais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A prática de exercícios físicos relaxantes são formas de descontração, que auxiliam na liberação do stress ocasionado por um quadro de ansiedade, porém as causas dessa podem estar ligadas a fatores subjetivos decorrentes de personalidades ansiosas. A psicoterapia é uma das formas de tratamento que pode favorecer o indivíduo a descobrir o que lhe causa ansiedade e a lidar com a mesma.

Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

Doenças Psicológicas - Doenças - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Ansiedade"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/doencas/doenca-ansiedade.htm>. Acesso em 27 de maio de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola