Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Ansiedade

Algumas pessoas, quando ansiosas, róem as unhas
Algumas pessoas, quando ansiosas, róem as unhas
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Diante de uma situação de perigo, ocorre no sistema nervoso central uma excessiva excitação, esta sensação ou sentimento é considerado ansiedade.

Os sintomas físicos da ansiedade são taquicardia, tremores, sudorese, tensão muscular, cefaléia (dor de cabeça), palpitação, dor no peito e/ou falta de ar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A ansiedade pode estar ligada a uma complexidade de sentimentos de medo, apreensão, preocupação, inquietação, angústia, desassossego; provocando mal estar e tensão, pois esta é vista como uma perturbação psíquica. As pessoas que sofrem de ansiedade às vezes apresentam dificuldades para dormir, tem sono agitado ou leve, o que as fazem sentir sem energia e cansadas no decorrer do dia. Pode ocorrer também má digestão, dor de estômago e perturbações intestinais.

A prática de exercícios físicos relaxantes são formas de descontração, que auxiliam na liberação do stress ocasionado por um quadro de ansiedade, porém as causas dessa podem estar ligadas a fatores subjetivos decorrentes de personalidades ansiosas. A psicoterapia é uma das formas de tratamento que pode favorecer o indivíduo a descobrir o que lhe causa ansiedade e a lidar com a mesma.

Patrícia Lopes

Escritor do artigo
Escrito por: Mariana Araguaia Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Ansiedade"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/doencas/doenca-ansiedade.htm. Acesso em 25 de julho de 2024.

De estudante para estudante