Topo
pesquisar

Dicas para melhorar a audição

Saúde e Bem-estar

Algumas atitudes simples podem ajudar-nos a melhorar a audição, como evitar a limpeza da cera com cotonetes e cuidar bem da alimentação.
Algumas vezes, problemas simples podem afetar nossa audição
Algumas vezes, problemas simples podem afetar nossa audição
PUBLICIDADE

A audição é um dos importantes sentidos do nosso corpo, e sua perda pode levar a uma significativa diminuição da qualidade de vida, pois pode acarretar dificuldades de aprendizado, problemas profissionais, emocionais e até mesmo psicológicos. As causas da perda de audição são variadas e vão desde problemas simples, como excesso de cera, até problemas mais complexos, como infecções e até mesmo a degeneração de células sensoriais. Assim, é necessário sempre procurar auxílio médico quando se observa uma redução auditiva.

Leia também: Prevenindo a deficiência auditiva


Dicas para melhorar a audição

A diminuição da audição pode ser um problema relativamente simples e, em alguns casos, pode ser resolvido facilmente. A seguir, forneceremos dicas que poderão ajudá-lo a melhorar sua audição.

A cera oferece proteção à nossa orelha, por isso é importante não retirá-la do canal
A cera oferece proteção à nossa orelha, por isso é importante não retirá-la do canal

  • Retirada do excesso de cera: A cera é produzida naturalmente no canal da orelha e garante proteção a ele, por isso essa secreção é importante e não deve ser retirada. É muito comum, no entanto, as pessoas utilizarem cotonetes para retirar essa proteção, introduzindo-os no canal da orelha e empurrando a cera para dentro dele. Ao empurrar a cera, pode ser formada uma espécie de tampão, que pode levar à dificuldade auditiva. Nesse caso, é necessário retirar esse tampão, porém esse procedimento deve ser feito por um médico para se evitar eventuais problemas.

Leia também: Cera do ouvido

  • Tratamento de infecções: Muitas vezes, a perda de audição é resultado de infecções. Assim, é fundamental cuidar bem da saúde, sempre utilizando medicamentos recomendados pelos médicos.

  • Evitar ambientes com muitos ruídos: Uma grande quantidade de ruídos pode prejudicar nossa audição permanentemente, uma vez que afeta as células da orelha interna. Assim, as orelhas devem ser protegidas em ambientes com muito barulho e devem ser dados períodos de descanso para esses órgãos. Além disso, é essencial não utilizar fones de ouvido com música muito alta. Quando se estiver usando fones de ouvido, é importante ajustar a intensidade do som até, no máximo, sua metade.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O uso de fones com volume de som muito alto pode prejudicar a audição
O uso de fones com volume de som muito alto pode prejudicar a audição

Leia também: Perigo nos decibéis

  • Alimentação: É difícil pensarmos que a alimentação influencia nossa audição, entretanto essa é uma verdade. É necessário, portanto, ter uma alimentação saudável para garantir um bom funcionamento auditivo. O surgimento de zumbidos, por exemplo, pode estar relacionado com o consumo de alimentos gordurosos, de grande quantidade de açúcar, álcool ou cafeína.

  • Cirurgias: Em alguns casos, é necessária a realização de cirurgias, porém cada caso deve ser avaliado pelo médico. A timpanoplastia, por exemplo, é uma cirurgia realizada para reconstituir a membrana timpânica. O rompimento da membrana pode levar ao surgimento de zumbidos.

Realizar exames médicos periódicos é essencial para se evitarem complicações graves na audição
Realizar exames médicos periódicos é essencial para se evitarem complicações graves na audição

  • Aparelho auditivo: Em alguns pacientes, a melhora da audição é conseguida somente com o uso de aparelho auditivo. Esse aparelho garante o aumento do volume dos sons, fazendo com que o paciente consiga ouvir com maior facilidade.

Podemos perceber, portanto, que é fundamental cuidar bem da nossa audição e que isso é relativamente simples. Visitas periódicas ao médico e hábitos de vida saudáveis são fundamentais para o funcionamento adequado do nosso corpo.

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Dicas para melhorar a audição"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/saude/dicas-para-melhorar-audicao.htm>. Acesso em 21 de outubro de 2018.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola