Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Por que a Gasolina polui?

Química

PUBLICIDADE

A gasolina é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos, ou seja, é um líquido formado por carbono e hidrogênio. A estrutura molecular da gasolina é composta de cadeias de carbono de comprimentos diferentes variando de C7H16 a C11H24.

O principal produto da combustão da gasolina é o dióxido de carbono (CO2), mas infelizmente os gases de escapamento do automóvel contêm muito mais substâncias do que apenas dióxido de carbono. Os poluentes mais comuns gerados pelo escapamento de um carro incluem:

óxidos de nitrogênio (NOx) - o nitrogênio e o oxigênio no ar se combinam de várias maneiras;

monóxido de carbono (CO) - produto típico dos motores de combustão interna, é formado porque a combustão é incompleta. Não há oxigênio suficiente disponível para reagir rápida e completamente com todo o carbono disponível;

hidrocarbonetos não queimados (HC) - nem todos os hidrocarbonetos são consumidos durante a reação, porque a fase de combustão é muito rápida.

É assustador pensar que todos estes gases irão se acumular em nossa atmosfera, mas é aí que entram em ação os catalisadores, a função deste acessório dos carros é transformar os gases de escape em substâncias inofensivas. Os catalisadores podem eliminar o monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e hidrocarbonetos, fazendo que reajam com bastante oxigênio.

O problema é que os catalisadores não exercem sua função perfeitamente e alguns dos poluentes escapam.
Os poluentes gerados por automóveis são mais notáveis nos dias quentes de verão, podemos visualizá-los na forma de smog (nevoeiro de fumaça) e ozônio. Essa camada de poluição se forma quando óxidos de nitrogênio e hidrocarbonetos se misturam com o ar e reagem com os raios ultravioleta da luz do sol, se encontra em baixa altitude (na altura do solo).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química

Veja mais!

Álcool versus Gasolina

A neblina escura ao fundo corresponde à poluição gerada pela gasolina
A neblina escura ao fundo corresponde à poluição gerada pela gasolina

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Por que a Gasolina polui?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/por-que-gasolina-polui.htm. Acesso em 19 de junho de 2021.

Artigos Relacionados
Clique aqui e conheça o Dia Mundial sem Carro. Saiba quando ele é comemorado e quais os objetivos de sua criação. Veja também as atividades dessa data.
Descubra porque se adicionam antidetonantes na gasolina e qual é o principal aditivo misturado à gasolina do Brasil.
Conheça o conceito de biocombustível e como ele será usado na Rio+20, as vantagens e desvantagens de seu uso.
Entenda a classificação e a qualidade da gasolina usada no Brasil, além da diferença entre as gasolinas A, C, comum, aditivada, premium e podium.
Entenda o que são os combustíveis fósseis e veja as particularidades de cada um.
Veja nesse texto: o que é o efeito estufa, quais gases contribuem para ele e quais são as propostas apresentadas pelo Brasil no Rio+20 para diminuir a emissão desses gases.
Entenda qual é o princípio de funcionamento do conversor catalítico, ou catalisador, usado em carros para diminuir a quantidade de poluentes lançados na atmosfera.
Conheça algumas fontes de energia limpa, tais como: eólica, solar, maremotriz, geotérmica, hidráulica, nuclear e os biocombustíveis.
Conheça mais detalhes da constituição do combustível mais usado atualmente nos motores dos automóveis: a gasolina.
Qual a diferença entre a gasolina aditivada e a gasolina comum?, qual a diferença da gasolina aditivada, gasolina aditivada, gasolina comum, porque a gasolina aditivada é mais cara, diferença entre a gasolina, combustível.