Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Álcool versus Gasolina

Química

Álcool ou Gasolina? A atmosfera decide
Álcool ou Gasolina? A atmosfera decide
PUBLICIDADE

Na tentativa de prejudicar menos o meio ambiente, pode surgir a dúvida: qual é o maior poluente, o álcool ou a gasolina? Se a atmosfera pudesse escolher ela optaria pelo combustível que lhe causa menos danos, então saiba agora qual é.

Vamos apresentar aqui as vantagens do álcool combustível:

Composição do álcool: hidrogênio, carbono e oxigênio. Também conhecido como etanol ou álcool etílico, este combustível é produzido por fermentação a partir da cana de açúcar.

Poder calorífico do álcool: 6300 cal/g. Esse número significa que o combustível libera grande quantidade de energia ao ser queimado.

Apresenta preço acessível: O álcool foi uma solução brasileira como alternativa ao petróleo, esta questão econômica é justificada pelo fato de que na década de 1970, por ocasião da primeira grande crise do petróleo, o que elevou muito o preço do produto. O Brasil importava cerca de 80% do petróleo que consumia e por isso, em 1973 foi lançado o Pró-Álcool, diminuindo a dependência do país dessas importações. Em 1979 houve a segunda grande crise do petróleo, e o país passou a produzir veículos movidos inteiramente a álcool. 

Em relação ao ambiente: o álcool é um combustível ecologicamente correto, não afeta a camada de ozônio e é obtido de fonte renovável. A diferença começa na sua queima, ela emite menos gases poluentes na atmosfera, pelo fato do álcool ser derivado da cana-de-açúcar e não do petróleo.

Agora veja os agravantes da gasolina:

Composição: combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos (carbono e hidrogênio).

Produtos da combustão da gasolina:

Dióxido de carbono (CO2): gás perigoso que contribui para o efeito estufa e o aquecimento global.

Monóxido de carbono (CO): formado pela combustão incompleta. Isso ocorre por que não há oxigênio suficiente disponível para reagir rápida e completamente com todo o carbono disponível na gasolina, gerando assim resíduos poluentes.

Todos estes gases, tanto CO2 e CO, se acumulam em nossa atmosfera causando diversos males à nossa saúde. Resta então optar pelo álcool que é menos agressivo neste aspecto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Álcool versus Gasolina"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/alcool-versus-gasolina.htm. Acesso em 25 de setembro de 2021.

Artigos Relacionados
Descubra porque se adicionam antidetonantes na gasolina e qual é o principal aditivo misturado à gasolina do Brasil.
Entenda a classificação e a qualidade da gasolina usada no Brasil, além da diferença entre as gasolinas A, C, comum, aditivada, premium e podium.
Veja nesse texto: o que é o efeito estufa, quais gases contribuem para ele e quais são as propostas apresentadas pelo Brasil no Rio+20 para diminuir a emissão desses gases.
Conheça mais detalhes da constituição do combustível mais usado atualmente nos motores dos automóveis: a gasolina.
Qual a diferença entre a gasolina aditivada e a gasolina comum?, qual a diferença da gasolina aditivada, gasolina aditivada, gasolina comum, porque a gasolina aditivada é mais cara, diferença entre a gasolina, combustível.
O que faz este combustível gerar energia?
Combustível constituído por hidrocarbonetos, poluente da atmosfera, estrutura molecular da gasolina, dióxido de carbono, óxidos de nitrogênio, monóxido de carbono, combustão incompleta, catalisadores, smog.
Entenda os fatores que levaram à criação do Proálcool - Programa nacional do Álcool- pelo governo brasileiro.
Emissão de gases poluentes, álcool, diesel, gasolina, biodiesel, fermentação da cana-de-açúcar, monóxidos de carbono, efeito estufa, aquecimento global, catalisadores, dioxinas presentes no diesel, distúrbios hormonais, câncer no aparelho respiratório.