Whatsapp

Nomenclatura de sais hidratados

Química

A nomenclatura de sais hidratados envolve o conhecimento de cátions, ânions e do prefixo que indica a quantidade de água presente no sal.
PUBLICIDADE

O termo sal hidratado aplica-se a um certo tipo de sais existentes. Nesses sais, temos a presença de uma molécula de água em sua constituição, tanto que a fórmula geral de um sal hidratado é representada da seguinte forma:

XY.Z H2O

  • X é um cátion qualquer;

  • Y é um ânion qualquer;

  • Z é a quantidade de moléculas de água que se juntaram à molécula do sal simples XY.

Veja alguns exemplos de fórmulas de sais hidratados :

  • AlCl3.6H2O

  • CuSO4.5H2O

  • CaCl2.2H2O

A regra de nomenclatura de um sal hidratado é a seguinte:

Nome do ânion + de + nome do cátion+ prefixo que indica a + hidratado
                                               quantidade de

                                              moléculas de água

OBS.: Os prefixos que são utilizados para indicar a quantidade de moléculas de água são: mono (1 H2O), di (2 H2O), tri (3 H2O), tetra (4 H2O), penta (5 H2O), hexa (6 H2O) e assim por diante.

Confira agora cinco de exemplos de como nomear um sal hidratado:

  • AlCl3.6 H2O

Nesse exemplo, o ânion é o cloreto, o cátion é o alumínio e há seis moléculas de água (hexa). Assim, seu nome será: Cloreto de alumínio hexa-hidratado.

  • CuSO4.5 H2O

Nesse exemplo, o ânion é o sulfato, o cátion é o cobre II e há cinco moléculas de água (hexa). Assim, seu nome será: Sulfato de cobre II penta-hidratado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • CaCl2.2 H2O

Nesse exemplo, o ânion é o cloreto, o cátion é o cálcio e há duas moléculas de água (di). Assim, seu nome será: Cloreto de cálcio di-hidratado.

  • Na2SO4.10 H2O

Nesse exemplo, o ânion é o sulfato, o cátion é o sódio e há dez moléculas de água (Deca). Assim, seu nome será: Sulfato de sódio deca-hidratado.

  • CaSO4.2H2O

Nesse exemplo, o ânion é o sulfato, o cátion é o cálcio e há duas moléculas de água (di). Seu nome será: Sulfato de cálcio di-hidratado.

Podemos ainda montar a fórmula do sal hidratado a partir do seu nome. Veja alguns exemplos:

  • Cloreto de cobalto II tetra-hidratado

Nesse sal, o cátion é o cobalto, com carga 2+ (Co2+); o ânion é o cloreto (Cl1-) e temos ainda a presença de quatro moléculas de água. Sendo assim, a fórmula do sal será:

CoCl2.4H2O

OBS.: Como a carga do cátion e do ânion são diferentes, deve ocorrer um cruzamento entre essas cargas, por isso o resultado foi CoCl2.

  • Sulfato de magnésio hepta-hidratado

Nesse sal, o cátion é o Magnésio, com carga 2+ (Mg2+, por ser da família IIA); o ânion é o Sulfato (SO42-) e temos ainda a presença de sete moléculas de água. Sendo assim, a fórmula do sal será:

MgSO4.7H2O


Por Me. Diogo Lopes Dias

O  sulfato de cobre hidratado apresenta cor azulada
O sulfato de cobre hidratado apresenta cor azulada

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DIAS, Diogo Lopes. "Nomenclatura de sais hidratados"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/nomenclatura-sais-hidratados.htm. Acesso em 06 de maio de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

O sulfato de cobre penta-hidratado é o mais importante e utilizado entre os sais de cobre existentes. Entre suas utilizações, podemos destacar sua ação herbicida e bactericida quando adicionado à água e na conservação de madeiras utilizadas em construções. Qual das fórmulas propostas abaixo se refere ao sulfato de cobre penta-hidratado?

a) CuSO4.3H2O

b) CuSO4.4H2O

c) CuSO4.5H2O

d) CuSO3.5H2O

e) nda.

Questão 2

O sal de fórmula CaCl2.2H2O apresenta como características físicas: estado físico sólido, cor branco-acinzentada e formato granulado. Ele é utilizado para ressuscitação após uma parada cardíaca e também para regular os níveis de cálcio no organismo. Qual é o nome desse sal?

a) Cloreto de cálcio di-hidratado

b) Hipoclorito de cálcio di-hidratado

c) Clorito de cálcio di-hidratado

d) Clorato de cálcio di-hidratado

e) Perclorato de cálcio di-hidratado

Mais Questões
Artigos Relacionados
Como distinguir um sal pela natureza de seus íons?
Nomenclatura dos sais, classificação dos sais, nome do ânion, nome do cátion, sulfato de ferro, sulfato ferroso, nitrato de prata, cloreto de potássio, cloreto de sódio, cloreto de cálcio, nitrato de prata, sulfato de cobre, carbonato de cálcio.
Clique aqui e aprenda a realizar a nomenclatura dos carbetos, que são divididos em acetiletos ou metanetos.
Bicarbonato de sódio e cloreto de sódio são sais presentes em nosso dia a dia. Clique aqui e conheça as principais características dos sais.
Clique e aprenda o que são, como podem ser originados, a composição e a regra de nomenclatura dos chamados sais duplos.