Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Alotropia do Oxigênio

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Alotropia se define como a propriedade dos elementos químicos de formar substâncias simples diferentes. Para entender melhor, uma pequena revisão: Quando a substância é formada apenas por um tipo de elemento é chamada de substância simples. Mas pode um mesmo elemento formar substâncias diferentes? Vejamos como o Oxigênio obedece a este princípio:

Esta é uma molécula de oxigênio que para formar a molécula de ozônio seria necessário apenas acrescentar um átomo de oxigênio. Dizemos então, que o Oxigênio possui duas formas alotrópicas: O2 (oxigênio) e O3 (ozônio). Alótropos, por sua vez, se definem como substâncias diferentes formadas pelo mesmo elemento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Saiba agora sobre as duas moléculas do elemento oxigênio e veja como apenas um átomo a mais faz uma enorme diferença entre os dois compostos: As duas formas estão no estado gasoso e constituem gases presentes na atmosfera terrestre. Enquanto o oxigênio é um gás incolor e inodoro, o ozônio possui coloração azul e um cheiro desagradável. Ambos possuem funções específicas, veja quais:

- o gás oxigênio é fundamental para todo ser aeróbico, ou seja, todos aqueles que respiram, sem ele nossos pulmões param de funcionar e, então, morremos.

- o gás ozônio é responsável por formar uma camada protetora na Terra, mais conhecida como “camada de ozônio”. Esta última não permite que a radiação Ultravioleta proveniente do sol e nociva ao homem chegue até a superfície Terrestre.

Agora você já sabe, apesar de possuírem as fórmulas parecidas, o gás ozônio e o oxigênio constituem substâncias completamente diferentes, tudo graças a Alotropia por atomicidade, ou seja, ao número de oxigênios de cada espécie.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Líria Alves de Souza Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Alotropia do Oxigênio"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/alotropia-oxigenio.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

O ozônio é um alótropo do oxigênio que apresenta uma característica extremamente peculiar e importante no que tange à vida no planeta Terra. Entre as alternativas abaixo, assinale aquela que apresenta tal característica:

a) Produzido na fotossíntese.

b) Participa da produção de energia em organismos vivos.

c) Protege a superfície terrestre contra raios ultravioleta.

d) Participa de reações de combustão.

e) Importante na respeiração celular.

Exercício 2

(VUNESP) As afirmações abaixo se referem ao elemento químico oxigênio. Somente uma das afirmações é incorreta. Indique a alternativa que contém a afirmação incorreta:

a) É o elemento mais abundante na natureza.

b) É o componente presente em maior proporção no ar atmosférico.

c) Está presente nos silicatos, fosfatos e carbonatos.

d) Está presente nas proteínas e nos açúcares.

e) Apresenta como variedade alotrópica o ozônio.