Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Heráclito: o filósofo do fogo

Química

Heráclito foi um filósofo que instituiu a ideia de que as transformações ocorrem em virtude da ação e reação entre os materiais, tendo o fogo como agente transformador.
Heráclito ficou conhecido como o filósofo do fogo
Heráclito ficou conhecido como o filósofo do fogo
PUBLICIDADE

Heráclito de Éfeso (540 a.C. a 470 a.C.), como o próprio nome indica, nasceu na cidade de Éfeso. Foi considerado um dos filósofos mais fascinantes, apesar de suas ideias confusas, o que resultou no apelido de “O Obscuro”. Esse cientista transmitia seus ensinamentos na forma de jogos de palavras e charadas.

Em razão da forma de expor seu pensamento, as ideias de Heráclito provocam debates acirrados há mais de vinte séculos. Os gregos e romanos já discutiam sobre ele e, mais tarde, foi tema de debates entre cristãos e muçulmanos. Já na filosofia moderna e contemporânea, sempre ressurgem assuntos ligados a esse cientista.

O filósofo possuía um caráter altivo e melancólico, recusou-se a intervir na política, manifestou desprezo pelos antigos poetas, era contra os filósofos de sua época e até contra a religião.

Heráclito nomeou o princípio organizador que governa o mundo de “logos”. São dele as seguintes frases:

"Da luta dos contrários é que nasce a harmonia.”

Tudo o que é fixo é ilusão.”

Não se pode entrar duas vezes no mesmo rio.”

Não escutem a mim e sim ao logos.”

Das coisas surge a unidade. E, da unidade, todas as coisas.”

Principal ideal de Heráclito

Ele queria transmitir a ideia de que tudo que existe é uma manifestação da unidade da qual o homem faz parte. As transformações, segundo o filósofo, são consequências da tensão entre os opostos, da ação e reação. Segundo ele, o sol é novo a cada dia e o universo muda e transforma-se infinitamente a cada instante. Para exemplificar, compare essa ideia com o símbolo taoista de Ying e Yang:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como se vê, os opostos fazem parte de um único todo. Esse símbolo representa a teoria que afirma que tudo está em um fluxo constante, mantendo uma unidade absoluta por meio do “logos”. Essa teria sido a grande descoberta do cientista: existe uma harmonia oculta das forças opostas, como a do arco e fecha.

Por que “Filósofo do fogo”?

Heráclito recebeu o nome de filósofo do fogo porque defendia a ideia de que o agente transformador é o fogo. Ele purifica e faz parte do espírito dos homens. Esses conceitos inspiraram os primeiros cientistas que exploraram na prática a união do material e o imaterial por meio do fogo: os famosos alquimistas.

 

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Heráclito: o filósofo do fogo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/heraclito-filosofo-fogo.htm. Acesso em 01 de agosto de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

O nome do filósofo que tinha por hábito transmitir seus conhecimentos na forma de jogos de palavras e charadas para promover reflexões e que era muito conhecido como ‘’O obscuro’’ é:

a) Demócrito de Abdera

b) Tales de Mileto

c) Anaxágoras de Clazômenas

d) Heráclito de Éfeso

e) Antoine Lavoisier

Questão 2

Dos pensamentos propostos abaixo, qual deles pertence a Heráclito de Éfeso?

a) “A matéria é composta por átomos, que são indestrutíveis e indivisíveis.”

b) “Tudo está em tudo.”

c) “Das coisas surge a unidade e, da unidade, todas as coisas.”

d) “A proporção em massa das substâncias que reagem e que são produzidas é sempre fixa”.

e) “Na natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.”

Mais Questões
Artigos Relacionados
As idéias de Platão e Aristóteles sobre o que é arte.
Conheça a história de Alessandro Volta, um cientista que estudou sozinho grande parte de sua vida e ficou famoso por inúmeras invenções, principalmente a pilha elétrica.
Empédocles,suas virtudes e seus pensamentos.
Conheça a história de vida de uns dos principais cientistas da história da Química e da Física: John Dalton. Foi ele que deu origem à primeira teoria atômica.
Conheça a história de vida de Lavoisier, onde e quando nasceu, com quem se casou, quais foram suas principais descobertas, contribuições para a química moderna e seu triste fim.
Acesse este link e conheça a vida e a filosofia dos pré-socráticos pluralistas Leucipo e Demócrito.
Veja a biografia de Niels Böhr, um dos gigantes da ciência, conhecido principalmente por seu modelo atômico que explicava o espectro eletromagnético.
As explicações dadas no período mitológico sobre as transformações na natureza, o que perguntavam os primeiros filósofos, o movimento da natureza, os primeiros filósofos, o princípio eterno para cada filósofo pré-socrático.
Uma ampla observação dos valores e idéias defendidos pelos pensadores que integraram tal movimento.
Conheça a história de vida de Robert Boyle, um dos principais cientistas de todos os tempos, que contribuiu para transformar a alquimia em química.