Whatsapp

Íon-fórmula ou fórmula mínima

Química

A construção de um íon-fórmula ou fórmula mínima é pautada no conhecimento sobre a natureza dos elementos e as suas necessidades eletrônicas em relação à teoria do octeto.
PUBLICIDADE

Entende-se por íon-fórmula ou fórmula mínima a fórmula de todo e qualquer composto que é formado por ligações iônicas. As ligações iônicas sempre ocorrem entre átomos de um metal acompanhado de um hidrogênio ou um ametal qualquer. Veja alguns exemplos:

  • NaI: é iônico porque o Na é um metal, e o iodo é um ametal.

  • MgH2: é iônico porque o magnésio é um metal e está ligado com o hidrogênio.

Para construir o íon-fórmula ou a fórmula mínima de um composto iônico, é necessário primeiro conhecer a natureza dos elementos envolvidos e, depois, a sua necessidade em relação à teoria do octeto, isto é:

  • Sobre a natureza dos elementos: se o elemento é um metal ou se é um ametal;

  • Sobre a necessidade em relação ao octeto: se o elemento é um metal, ele necessita perder elétrons para atingir a estabilidade eletrônica; se o elemento é um ametal, ele deve ganhar elétrons para atingir a estabilidade eletrônica. O hidrogênio é encaixado na categoria de ametal porque se liga a um átomo que perde elétrons (metal). A necessidade em relação à teoria do octeto de cada um dos elementos e a carga adotada por eles de acordo com suas necessidades podem ser resumidas na tabela a seguir:

Tendo conhecimento, então, sobre a natureza do elemento, sua necessidade frente à teoria do octeto e a carga que ele adotará, basta construir o íon-fórmula ou fórmula mínima por meio de um cruzamento das cargas dos elementos envolvidos. Nesse cruzamento, a carga de um será a quantidade de átomos do outro e vice-versa. A fórmula sempre começará com o metal. Veja alguns exemplos:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fórmula da substância formada por Mg e Cl

Conhecendo essas características, temos que:

Mg+2 e Cl-1

e efetuando o cruzamento:

Mg1Cl2

Observação: O número um na forma de índice pode ser desconsiderado. Assim, o íon-fórmula pode ser escrito apenas como:

MgCl2

Fórmula da substância formada por In e H

Conhecendo as características, temos que:

In+3 e H-1

e efetuando o cruzamento:

InH3

Fórmula da substância formada por Sr e O

Conhecendo as características, temos que:

Mg+2 e O-2

e efetuando o cruzamento:

Mg2O2

Observação: Quando os dois elementos estiverem com índices iguais, eles podem ser desconsiderados. Assim, o íon-fórmula pode ser escrito apenas como:

MgO

Fórmula da substância formada por Al e C

Conhecendo as características, temos que:

Al+3 e C-4

Basta agora efetuar o cruzamento:

Al4C3


Por Me. Diogo Lopes Dias

O cloreto de ferro II é um sal que apresenta íon-fórmula por ser originado por ligação iônica
O cloreto de ferro II é um sal que apresenta íon-fórmula por ser originado por ligação iônica

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DIAS, Diogo Lopes. "Íon-fórmula ou fórmula mínima"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/construcao-um-ion-formula-ou-formula-minima.htm. Acesso em 17 de abril de 2021.

Lista de Exercícios
Questão 1

(Cesgranrio) Um elemento M do grupo 2A forma um composto binário iônico com um elemento X do grupo 7A. Assinale, entre as opções abaixo, a fórmula mínima do respectivo composto:

a) MX

b) MX2

c) M2X

d) M2X7

e) M7X2

Questão 2

Os átomos pertencentes à família dos metais alcalinos e dos calcogênios adquirem configuração eletrônica de gases nobres quando formam íons com número de carga igual a, respectivamente:

a) +1 e -1

b) -1 e +2

c) +2 e -1

d) -2 e -2

e) +1 e -2

Mais Questões
Artigos Relacionados
Clique e conheça as principais características, usos e prejuízos causados pelo sal mais famoso do mundo: o cloreto de sódio.
Ligação Iônica, arranjos entre compostos iônicos, aglomerados iônicos, cloreto de sódio, sal de cozinha, substância iônica, forças de atração eletrostática, ânions cloreto, cátions sódio, solventes polares, íons positivos, cátions, íons negativos, ânions.
Formada a partir da união de cargas com sinais opostos.
Aprenda sobre as substâncias iônicas, compostos formados por íons que têm um formato geométrico cúbico.
Saiba o que é a regra do octeto e por que os átomos estabelecem ligações químicas. Confira exemplos e exercícios resolvidos!