Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

A radioatividade presente em nosso cotidiano

A radioatividade está presente em nosso cotidiano de diferentes formas, muitas delas são extremamente benéficas ao ser humano.

Radiografia: ferramenta para diagnósticos na medicina
Radiografia: ferramenta para diagnósticos na medicina
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Quando falamos em energia nuclear, a primeira coisa que nos vem à mente é algo como bombas atômicas ou armas nucleares. Muitas pessoas fazem a triste associação da radioatividade apenas a aspectos negativos, mas a energia nuclear é mais do que isso. Conheça a seguir alguns pontos positivos da radioatividade em nossa vida:

Radiografia

O físico alemão Wilhelm C. Roentgen, no ano de 1895, descobriu uma nova forma de energia capaz de sensibilizar filmes fotográficos protegidos da ação da luz. Essa tecnologia foi batizada de raios-X e rapidamente transformou-se em ferramenta para diagnósticos na medicina.

O nome usual para essa tecnologia é radiografia. Quando uma pessoa é submetida à radiografia, é colocada entre o ponto de emissão da radiação e uma chapa fotográfica, ocorrendo uma exposição muito rápida à radiação.  A radiografia tem aplicações importantes na medicina, na indústria da construção mecânica e no estudo físico de metais e ligas metálicas.

Radioterapia

A radioterapia é um método capaz de destruir células tumorais por meio do emprego de feixe de radiações ionizantes. Essa tipo de radiação apresenta a capacidade de destruir células, por isso representa hoje uma importante arma no combate ao câncer. A radioterapia pode ser empregada com o objetivo de eliminar totalmente o câncer, visando à cura do paciente, ou para diminuir os sintomas da doença, evitando as possíveis complicações decorrentes da presença e crescimento do tumor.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para alcançar esses objetivos, a radioterapia pode ser combinada à cirurgia e à quimioterapia, ou mesmo empregada como recurso isolado. Ela funciona do seguinte modo: uma dose pré-calculada de radiação é aplicada, por um determinado tempo, a um volume de tecido que engloba o tumor. Essa técnica busca erradicar todas as células tumorais, com o menor dano possível às células normais circunvizinhas. A morte celular pode ocorrer, então, por variados mecanismos, desde a inativação de sistemas vitais para a célula até a sua incapacidade de reprodução.

Esterilização de materiais

Além dos tratamentos citados acima, há outras importantes utilizações da radioatividade. Tendo em vista que a radiação pode agredir microrganismos, é usada também para esterilizar equipamentos médicos, alimentos e soros. O processo não deixa resíduos tóxicos, nem radioativos. Uma das vantagens da técnica é que a esterilização é feita sem aplicações de calor, que pode deteriorar os materiais.

 

Por Líria Alves
Graduada em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Líria Alves de Souza Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "A radioatividade presente em nosso cotidiano"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/a-radioatividade-presente-nosso-cotidiano.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante