PUBLICIDADE
Ácido é toda substância que se ioniza em presença de água e origina, como um dos íons, o cátion H+. Os ácidos podem ser classificados usando vários critérios, dentre eles:
Grau de ionização: é representado pelo símbolo α e corresponde à relação entre o número de moléculas ionizáveis e o número total de moléculas dissolvidas. Exemplo: de cada 100 moléculas de HCl (Ácido clorídrico) dissolvidas, 92 moléculas sofrem ionização.
Volatilidade: esse critério classifica o ácido quanto à sua facilidade de passar do estado líquido para o estado gasoso, podem ser voláteis ou fixos:
Voláteis: a maioria dos ácidos é volátil. Exemplo: quando abrimos um frasco de vinagre, logo percebemos seu cheiro característico. Isto acontece porque o ácido acético presente no vinagre é um ácido muito volátil.
Fixos: são ácidos pouco voláteis, o exemplo mais comuns é o ácido sulfúrico.
Svante Arrehenius foi um químico sueco que em 1887, realizou inúmeras experiências com substâncias diluídas em água e criou a definição acima, e ainda fez algumas observações sobre os ácidos:
- Quando estão em solução aquosa, os ácidos conduzem eletricidade. Isso acontece porque os ácidos se desdobram em íons.
- Os ácidos se ionizam em solução aquosa, isto é, dão origem a íons e ao cátion H+ .
- Nas reações de neutralização, os ácidos reagem com as bases, formando sais e água.
Outras propriedades dos ácidos:
Reação com metais: os ácidos podem reagir com muitos metais, gerando assim gás hidrogênio (H2) e um sal do metal. O Zinco e o ácido clorídrico reagem entre si, essa reação pode ser representada pela equação:
Zn (s) + 2 HCl (aq) → ZnCl2 (aq) + H2 (g)
Reação com Carbonatos e Bicarbonatos: quando reagem com ácidos, os ânions derivados dos Carbonatos (CO2-3-) e Bicarbonatos (HCO3-) liberam gás carbônico. Veja a reação:
CaCO3 (s) + 2 HCl (aq) → CaCl2 (aq) + H2O (l) + CO2 (g)
Carbonato
de cálcio
Ação sobre indicadores: Os ácidos alteram a cor de certas substâncias chamadas indicadores, esses mudam de cor em função de o meio ser ácido ou básico. O tornassol e a fenolftaleína são os indicadores mais comuns. A solução de fenolftaleína vermelha fica incolor em presença de um ácido. Já o papel de tornassol azul fica vermelho.
Por Líria Alves
Graduada em Química