Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Colomba pascal

A colomba pascal é um pão doce e um alimento típico do período da Páscoa. Foi criada por um confeiteiro italiano na década de 1930.

Colomba pascal, com pedaço servido à sua frente, em superfície clara.
A colomba pascal é um pão doce consumido tradicionalmente na Páscoa.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A colomba pascal é um pão doce consumido tradicionalmente durante a Páscoa. É produzida em forma de pomba, e muitos lhe atribuem o símbolo da paz. Foi criada na década de 1930 por um confeiteiro de Milão que desejava ter um produto para reforçar suas vendas durante o período da Páscoa. Ainda assim, muitas lendas apontam que esse alimento foi criado na Idade Média.

Muitas pessoas associam a colomba pascal com o panetone pelo fato de serem bastante parecidos. Contudo, existem diferenças entre as duas receitas relacionadas às proporções dos itens usados.

Leia mais: Símbolos pagãos e cristãos da Páscoa

Tópicos deste artigo

Resumo sobre colomba pascal

  • A colomba pascal é um pão doce tradicional da Páscoa.

  • Tem forma de pomba, e muitos consideram o alimento um símbolo da paz.

  • Foi criada na década de 1930 por um confeiteiro de Milão que queria aumentar suas vendas durante a Páscoa.

  • Seu consumo no Brasil tem sido cada vez mais tradicional.

O que significa a colomba pascal?

A colomba pascal é um pão doce considerado tradicional durante a Páscoa, sobretudo na Itália. No Brasil, ela tem se popularizado e seu consumo tem sido cada vez mais comum. Muitos associam a colomba pascal ao panetone, uma vez que as duas receitas são bem parecidas.

A colomba pascal tem a massa de pão doce parecida com a do panetone, mas tem glacê de açúcar na sua superfície, e raspas de laranja são misturadas na massa. Além disso, a colomba pascal leva ovo, açúcar, farinha, fermento e água. Muitos adicionam amêndoas na receita, e são bastante populares as colombas feitas com chocolate misturado na massa.

Por isso, muitos entendem que esse alimento também é um símbolo de paz.A colomba pascal é tradicionalmente feita na forma de pomba, um animal que simboliza a paz.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando a colomba pascal é servida?

A colomba pascal é um alimento tradicional de Páscoa, e muitos entendem que ela deve ser servida, depois do almoço de Páscoa, como sobremesa. Evidentemente, não existe uma regra para o consumo desse alimento, e ele pode ser feito durante todo o período pascal, não apenas no almoço de Páscoa.

História da colomba pascal

A colomba pascal é de origem italiana, sendo conhecida pelos italianos como colomba di Pasqua. Tradicionalmente, considera-se que foi criada na década de 1930 por um confeiteiro da cidade de Milão. Sua criação, desse modo, se deu por questões comerciais.

O confeiteiro, chamado Angelo Motta, queria um alimento que pudesse ser vendido como o panetone era no Natal. A ideia era usar esse prato para aumentar suas vendas durante a Páscoa. Ele então usou os mesmos ingredientes do panetone, mas com algumas adaptações na receita.

Existem boatos de que ele teria utilizado receitas antigas da culinária italiana e feito modificações nelas, dando origem à colomba pascal. De toda forma, seu feito originou esse alimento que se tornou bastante comum na Itália. Além disso, existem lendas que apontam que a colomba pascal teria surgido na Idade Média.

Duas dessas lendas se destacaram:

  • A colomba pascal teria sido criada por um padeiro de Pavia, em 572, como presente a Albonio, rei dos lombardos, depois que estes invadiram a cidade.

  • A colomba pascal teria sido criada por um monge irlandês em viagem a Pavia, em 610.

Leia mais: Ovo de Páscoa — as origens pagãs e cristãs desse símbolo relacionado com a fertilidade e também a ressurreição de Cristo

Colomba pascal x panetone

É bastante comum que as pessoas apontem a semelhança entre a colomba pascal e o panetone, apesar disso, os dois pratos são diferentes. Apesar de serem ambos pão doces e terem uma receita semelhante, existem diferenças na forma como são produzidos. As proporções dos itens usados na colomba pascal são distintas das usadas no panetone. Se quiser saber mais sobre a história do panetone, leia nosso texto.

Fontes

BENEZ, Rafaela. O que é colomba pascal, um dos maiores símbolos da Páscoa. Disponível em: https://www.metropoles.com/gastronomia/o-que-e-colomba-pascal-um-dos-maiores-simbolos-da-pascoa

REDAÇÃO. Colomba: the story of Italy's Easter cake. Disponível em: https://www.wantedinrome.com/news/colomba-the-story-of-italys-easter-cake.html#:~:text=Colomba%20pasquale%20is%20a%20popular%20Easter%20tradition%20in%20Italy.&text=Its%20origins%20date%20back%20to,the%20Christmas%20season%20in%20Italy

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "Colomba pascal"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/pascoa/colomba-pascal.htm. Acesso em 19 de junho de 2024.

De estudante para estudante