Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que foi o Humanismo?

O que é Português?

O Humanismo foi um movimento literário que marcou a passagem da Idade Média para o Renascimento.
PUBLICIDADE

O Humanismo foi um movimento literário de transição entre a Idade Média e o Renascimento. Muitos estudiosos nem o consideram como movimento literário por ele não possuir características próprias, ou seja, esse período e suas produções carregavam traços do movimento medieval em decadência (o Trovadorismo) e do movimento moderno em ascensão (o Renascimento). Assim, é possível verificar, nas obras literárias desse período, uma mescla do velho e do novo modo de pensar da humanidade da época.

  • Influências

O Humanismo teve como grande influência fatores sociais e econônomicos.

Com a formação de uma nova classe social, a burguesia, os comerciantes começaram a competir com os nobres e ganharam importância na sociedade. Além disso, com a expulsão dos camponeses pelos senhores feudais, houve um período de muita fome e doenças, como a Peste Negra, que matou um terço da população da Europa.

Essa época foi marcada também por um período político chamado Absolutismo, quando o poder, anteriormente descentralizado nas mãos dos senhores feudais, passou para as mãos dos reis.

Outra influência importante foi a queda da hegemonia da Igreja, a qual passou a ser criticada inclusive por seus seguidores, fato que colaborou para uma visão antropocêntrica em oposição ao teocentrismo, ou seja, o pensamento religioso, que até então possuía uma visão teocêntrica (teos = Deus – estaria no centro das preocupações humanas) deu lugar a uma visão antropocêntrica (anthropos = homem – estaria no centro das realizações do universo humano).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ Características do movimento

  • Teocentrismo x Antropocentrismo;
  • Separação entre a música e a poesia;
  • Cientificismo;
  • Descrição da figura humana (inclusive a mulher), suas expressões, detalhes e proporções;
  • Descoberta da natureza, dos campos, das florestas, das montanhas, considerados refúgios para as mágoas do amor;
  • Descentralização do conhecimento, até então controlado pela Igreja Católica;
  • Apoio aos valores cristãos e medievais.


→ Principais produções literárias

  • Poesia humanista: possuía as mesmas características das cantigas trovadorescas, mas houve uma separação entre a música e a poesia, que passou a ser feita para ser declamada nos palácios e ficou conhecida como poesia palaciana.
  • Crônicas históricas: tinham como objetivo relatar a vida dos reis por meio de documentos históricos, por isso houve uma busca de rigor e objetividade, embora ainda se atribuísse aos reis toda a iniciativa pelos feitos históricos.
  • Novelas de cavalaria: eram histórias ficcionais, de aventuras, em que os personagens demonstravam heroísmo, lealdade e religiosidade.
  • Textos teatrais: eram divididos em autos ou farsas. Os autos eram peças curtas que representavam cenas bíblicas. As farsas tratavam do cotidiano da sociedade da época e possuíam comicidade exagerada ao retratar tipos e costumes sociais.


→ Principais autores

Por Mariana Rigonatto
Graduada em Letras

O Humanismo marcou a transição da Idade Média para o Renascimento
O Humanismo marcou a transição da Idade Média para o Renascimento

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIGONATTO, Mariana. "O que foi o Humanismo?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-foi-humanismo.htm. Acesso em 16 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola